Como uma controladoria estratégica contribui com o crescimento do seu negócio?

Compartilhe nosso conteúdo

A controladoria estratégica é um componente vital para qualquer empresa que busca crescimento sustentável e decisões bem fundamentadas. 

 Afinal, esse departamento não apenas fornece uma visão clara da saúde financeira do negócio, mas também cria uma base sólida para análises detalhadas, previsões precisas e estratégias eficazes. 

Por isso, além de te explicar, brevemente, o que é uma controladoria estratégica, vamos te mostrar como ela contribui, diretamente, com o crescimento do seu negócio.  

Pronto?  

O que é uma controladoria estratégica? 

A controladoria estratégica vai além das funções tradicionais de contabilidade e finanças, integrando-se profundamente com a gestão e o planejamento estratégico da empresa.  

Portanto, possui funções cruciais, incluindo: 

  • análise de desempenho; 
  • gestão de riscos e suporte à decisão.  

Trabalhando de maneira integrada, como citamos, a controladoria estratégica leva benefícios palpáveis, como: melhoria na tomada de decisões, alinhamento estratégico, eficiência operacional e aumento da competitividade com o mercado. 

Agora que você já compreende o que é uma controladoria estratégica, vamos compreender exatamente como ela impulsiona o seu negócio! 

  1. Análise de cenários

 Um dos principais benefícios de uma controladoria estratégica é a capacidade de realizar análises de cenários otimistas, pessimistas e realistas. 

Essas análises permitem que os gestores tenham uma visão abrangente das possíveis direções que a empresa pode tomar.  

Com base nesses cenários, a tomada de decisão se torna mais assertiva, preparando a empresa para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades.  

Um exemplo prático é a análise de sensibilidade, que ajuda a entender como diferentes variáveis impactam o resultado, permitindo ajustes proativos nas estratégias. 

  1. Viabilidade de novos negócios e retorno

Utilizando uma Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) devidamente segmentada por negócios e centros de custos, a empresa pode avaliar de forma precisa quais áreas geram mais retorno e têm maior potencial de crescimento.  

Esse nível de segmentação permite identificar rapidamente quais segmentos, lojas, unidade de negócio, ponto de venda, são mais lucrativos e merecem mais investimentos.  

Por exemplo, uma empresa pode descobrir que um de seus produtos ou serviços é significativamente mais rentável do que os outros, direcionando seus recursos para expandir essa área específica. 

Além disso, com esses dados em mãos, é possível calcular indicadores contábeis como os de retorno, mostrando quando pode-se ter o retorno de investimento, lucro etc.  

  1. Redução de custos e despesas

Análises verticais e horizontais, juntamente com a disponibilidade tempestiva dos dados, permitem o reconhecimento de custos e despesas atípicos ou desnecessários. 

Com essas informações, a empresa pode implementar medidas para reduzir custos, aumentando assim o lucro operacional. 

A controladoria estratégica pode identificar, por exemplo, gastos excessivos em determinada categoria de despesas e sugerir alternativas mais econômicas ou renegociações com fornecedores, resultando em economia significativa para o seu negócio. 

  1. Previsibilidade de caixa apresentada pela controladoria estratégica

Um dos grandes desafios para muitas empresas é a gestão de caixa.  

Com um caixa devidamente mensurado e previsível, é possível direcionar o orçamento para os setores que mais precisam, realizar cortes onde necessário e investir de forma segura.  

Logo, isso reduz a sensação de insegurança quanto à receita do negócio.  

Ferramentas de previsão de fluxo de caixa permitem que os gestores planejem melhor o futuro financeiro da empresa, garantindo que haja liquidez suficiente para cumprir obrigações e aproveitar oportunidades de investimento. 

A controladoria estratégica coloca os dados certos na sua mão!  

Com todos esses elementos, que uma controladoria estratégica pode implementar no seu negócio, impulsioná-lo em direção ao crescimento torna-se algo padronizado, baseado em dados e sustentado.  

Afinal, ela fornece dados que sustentam decisões e ajudam a conhecer profundamente a operação, identificar gargalos e promover um ciclo contínuo de melhoria.  

Gerando, assim, dados mais confiáveis e aumentando a eficácia operacional. 

Conheça a Consultoria em Gestão Alianzo e entenda como usar metodologias validadas no mercado como propulsores para o crescimento do seu negócio.  

Nossos especialistas podem ajudar sua empresa a implementar uma controladoria estratégica que alavanque seu crescimento e solidifique sua posição no mercado.  

Descubra agora

como está o nível da entrega da sua contabilidade!

Sua empresa

é obrigada a fazer auditoria?

Alianzo News

Categorias

Posts relacionados:

Consultoria

Como fazer o negócio crescer? Quebre o ciclo de estagnação do seu negócio com estas 3 frentes na sua empresa

Consultoria

Sua equipe fala a mesma língua, mas nunca se entende? Descubra como manter sua equipe produtiva utilizando processos.