Demonstrações contábeis: entenda como ela influencia no seu negócio

As demonstrações contábeis, são um conjunto de relatórios contábeis que demonstram como anda o bem-estar econômico de uma empresa.  

Por definição feita pelo Instituto de Auditoria Independente do Brasil (IBRACON), “as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data.” 

Mas para além de conceitos e definições, as demonstrações financeiras são ferramentas essenciais para uma gestão estratégica. Além de fornecer uma perspectiva completa do seu negócio, ela também auxilia no crescimento da empresa, contribui para a tomada de decisão assertiva, alcance de objetivos e prevenção de fraudes ou possíveis roubos.  

Para assegurar que uma empresa tenha em mãos os relatórios contábeis corretos, é essencial que todos os processos financeiros sejam documentados, sendo assim, ao final de 12 meses será possível obter o panorama detalhado do desempenho anual.  

Quais são os principais relatórios contábeis exigidos por lei  

Segundo o item 10 do CPC 26 (R1) – Apresentação das Demonstrações Contábeis, o conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:  

  • Balanço patrimonial ao final do período (BP);  
  • Demonstração do resultado do exercício (DRE);  
  • Demonstração do resultado abrangente (DRA);  
  • Demonstração das mutações do patrimônio líquido do período (DMPL);  
  • Demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA); 
  • Demonstração dos fluxos de caixa do período (DFC);  
  • Notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações elucidativas (NE);  
  • Demonstração do valor adicionado do período (DVA). * 
  • Taxa de Variação Homóloga (TVH) 

Atenção extra sobre DVA: Este relatório deverá ser feito se exigido legalmente ou por algum órgão regulador, porém o mesmo também poderá ser apresentado voluntariamente. 

Lembrando que no Brasil são obrigatórias para as entidades de capital aberto, conforme estabelecido pela Lei 6.404/76. 

Obrigatoriedade das demonstrações contábeis  

A Lei 6.404/76 com o complemento posterior advindo do CPC 26 (R1) – Apresentação das Demonstrações Contábeis, a qual estabelecem que os relatórios de contabilidade básica são obrigatórios para qualquer tipo de negócio. Contudo, existem regras específicas que variam de acordo com o tipo de empresa e sua atuação no mercado. 

Confira na tabela abaixo quais relatórios contábeis são obrigatórios para a sua empresa:

 

Como garantir que minha empresa faça a demonstração contábil correta  

A essa altura você já deve ter notado como esses relatórios são essenciais para o crescimento e desenvolvimento da sua empresa. Mas dito isso fica a dúvida: Quem pode fazer a demonstração contábil?  

Para assegurar que você obtenha um serviço contábil de qualidade, o primeiro passo é investir em contadores especializados em auditoria e auditoria independente. Atualmente, a principal tendência do mercado tem sido a terceirização deste tipo de serviço. Além de garantir um serviço correto e resguardado de erros, você também assegura o melhor custo-benefício para a sua empresa.  

A Alianzo tem expertise na realização de todos os tipos de relatório para demonstração contábil empresarial. Fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas sem compromisso. Estamos prontos para te ajudar.  

Descubra agora

como está o nível da entrega da sua contabilidade!

Sua empresa

é obrigada a fazer auditoria?

Últimos posts:

Cultura

Alianzo Inaugura Escritório em Houston, Texas – EUA e assume novos desafios internacionais

Cultura

Alianzo expande sua presença nacional e inaugura sede em Cuiabá – MT  

Tributos

Reforma tributária 2023: o que é, qual é o cenário atual e o que muda? 

Cultura

Alianzo garante presença no ranking Great Place to Work pelo 4º ano consecutivo enquanto se destaca entre as 10 melhores empresas do Centro-Oeste 

Tributos

Governo Federal poderá cobrar IRPJ e CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS concedidos pelos Estados de acordo com decisão do STJ.

Estruturação Societária

Governo de São Paulo mantém imposto sobre heranças e doações (ITCMD)