M&A – A estratégia de negócio que mais deu lucro nos últimos anos

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Expandir um negócio não é uma tarefa fácil, pode levar anos e não há nenhuma garantia de sucesso. Dentre as diversas estratégias de crescimento e manutenção dos negócios, chamamos atenção para uma que vem ganhando destaque significativo no mercado, a estratégia de M&A. 

M&A, sigla em inglês para Mergers and Acquisitions, que significa Fusões e Aquisições, é todo processo de união, compra ou venda de empresas, podendo ser total ou parcial. É uma das estratégias de expansão mais adotadas atualmente que foca em desenvolvimento sustentável para os negócios envolvidos. É o famoso “ganha-ganha”. 

Desta forma, este tem sido um caminho adotado por diversos empreendedores, que perceberam que essa estratégia atende a empresas de todos os portes, sejam elas pequenas, médias ou grandes. 

Motivos que levam empresas ao M&A: 

Os motivos que levam empresas a participarem destes processos são vários e dependem do lado em que o empresário se encontra. No Sellside, lado de quem está vendendo, temos como exemplo: injeção de capital no negócio para crescimento, realização de lucros ao acionista pela valoração da empresa, liquidação de dívidas etc. 

Já no lado da compra, o Buyside, temos por motivação os ganhos por sinergia, em sua grande maioria eficiência operacional seja pela redução de custos, eliminação de concorrência ou fortalecimento da marca, ingresso em novos segmentos ou regiões. 

 

Impactos do M&A para o crescimento e manutenção do seu negócio 

 

1. Aceleração, Posicionamento e Relevância: 

 

Empresas que participam de fusões ou aquisições potencializam seu crescimento de maneira expressiva. Estas possuem acesso a recursos humanos e tecnológicos antes inexplorados, expandem sua participação de mercado e sua carteira de clientes e de produtos, posicionando sua marca em um novo patamar, a frente de seus concorrentes que estão crescendo apenas de maneira orgânica. 

 

2. Diluição dos Riscos: 

Ao ter acesso a recursos humanos e tecnológicos antes inexplorados, empresas que passam por processos de M&A conseguem se reinventar, ou aprimorar, suas atividades operacionais visando não só o crescimento, mas a manutenção do negócio existente, reduzindo assim o risco de perdas de participação de mercado, clientes, redução de margens, e de quebra do negócio. 

 

3. Perspectiva do Equity: 

Oportunidade de gerar o ganho de capital ao acionista. O valor de um negócio é determinado no processo de Valuation (Avaliação de Empresas), sabemos que neste processo considera-se para avaliação o potencial de gerar caixa e ganhos no futuro.  

Ao realizar uma venda de uma empresa, seja total ou parcial, o valor negociado leva em consideração os lucros que a empresa ainda irá realizar. Logo o sócio que está vendendo consegue receber o lucro de vários anos que ainda estariam por vir, já no valor presente. Esta se torna uma possibilidade bastante interessante quando se pensa em liquidez, reforço de caixa e diversificação, temas que estão sempre presentes na mente de um empreendedor. 

 

O 1º passo para um M&A de sucesso 

Invista em uma parceria que entende do assunto  

Ciente de que a estratégia de M&A é extremamente relevante para o seu negócio, trilhar este o caminho de maneira assertiva requer o apoio de especialistas capacitados para a condução deste processo. 

A Alianzo já participou de diversos processos de fusões, aquisições e compra e venda de empresas, possuímos um time de especialistas em M&A, que buscam defender o interesse de seus clientes de modo que os objetivos e expectativas sejam alcançados. Invista em quem entende do assunto e garanta o sucesso do seu negócio. 

 

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