Conheça a importância da elaboração do Valuation

Você já deve ter ouvido falar no termo em inglês valuation, que, no português, pode ser compreendido como Avaliação de Empresas. Esta expressão vem se destacando no meio corporativo, dada a importância no contexto atual, de se poder estimar o valor de uma empresa.

Na perspectiva econômico e financeira, as empresas devem oferecer aos acionistas um retorno que compense os riscos associados ao investimento. Compreender o risco é essencial, ainda mais diante de um ambiente bastante competitivo e de grandes incertezas, a exemplo dos aspectos vinculados à pandemia do coronavírus.

Usualmente, o valuation pode ser utilizado para diferentes finalidades: valoração, visando um possível Mergers and Acquisitions – M&A (Fusões e aquisições), desenvolvimento de um plano de negócios, captação de investidores, restruturação societária e como ferramenta para tomada de decisão. Vamos entender sua importância? 

A elaboração do Valuation

O processo de elaboração do valuation e sua importância funciona como uma espécie de raio X e permite compreender os fatores determinantes para o estágio atual da empresa e identificar possíveis gargalos que estão prejudicando o negócio. O que torna o processo de valoração extremamente relevante para a tomada de decisão e definição de estratégias para alcançar o objetivo almejado pela empresa e maximização do seu valor.

A elaboração do valuation está sustentada por premissas, a definição delas se dá por um trabalho minucioso, envolvendo: entrevistas com os gestores; análise do histórico de desempenho da companhia; análise de registros contábeis, financeiros e gerenciais; previsões e expectativa para o futuro; e compreensão do comportamento do mercado e do setor que a companhia esteja situada.

Compete ao analista, reconhecer que toda análise tem um viés, no entanto é necessário critério ao realizar o filtro e aplicar no processo de valuation as premissas que possam traduzir de fato a realidade da companhia. Trata-se de uma tarefa bastante sensível, pois pequenas alterações podem impactar significativamente o valor encontrado. Essa é resumidamente a importância de se fazer o valuation. 

O que o valuation traz à tona?

Mais importante do que o número resultante do processo de valuation é a compreensão dos fatores que levaram àquele resultado. Com a elaboração do valuation, é possível identificar o grau de maturação da empresa (se ela ainda está em fase de maturação ou se já conseguiu atingiu o ápice do seu crescimento), a real situação financeira da empresa e o potencial geração de caixa entre outros aspectos

Tratando-se de um trabalho que muitas vezes pode ser percebido de forma subjetiva, contar com profissionais qualificados e experientes fará toda diferença. A Alianzo possui uma área dedicada à Transações Corporativas e com profissionais que possuem expertise em avaliação de empresas que podem contribuir de maneira assertiva ao processo de avaliação. Contate-nos.

 

 

Descubra agora

como está o nível da entrega da sua contabilidade!

Sua empresa

é obrigada a fazer auditoria?

Últimos posts:

Cultura

Alianzo Inaugura Escritório em Houston, Texas – EUA e assume novos desafios internacionais

Cultura

Alianzo expande sua presença nacional e inaugura sede em Cuiabá – MT  

Tributos

Reforma tributária 2023: o que é, qual é o cenário atual e o que muda? 

Cultura

Alianzo garante presença no ranking Great Place to Work pelo 4º ano consecutivo enquanto se destaca entre as 10 melhores empresas do Centro-Oeste 

Tributos

Governo Federal poderá cobrar IRPJ e CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS concedidos pelos Estados de acordo com decisão do STJ.

Estruturação Societária

Governo de São Paulo mantém imposto sobre heranças e doações (ITCMD)