EnglishPortugueseSpanish

O que você precisa saber sobre a consolidação de grandes players e o movimento de fusões e aquisições?

É perceptível as transformações que muitos setores da economia vêm passando e dentro destas mudanças um aspecto merece destaque: a consolidação de grandes players e o movimento de fusões e aquisições nos mais diversos setores da economia. Certamente, muitos de vocês, empresários, estão acompanhando movimentações neste sentido em suas áreas de atuação e este é um ponto que merece a sua atenção.

Defendo que a análise não deve se prender as motivações para este processo de consolidação dos grandes players, pois são muitas as estratégias que resultam nestas condições. Economia de escala, domínio tecnológico, eliminação da concorrência são apenas alguns exemplos de estratégias que podem explicar este novo cenário.

Considero que, neste momento, o mais importante, é saber como posicionar estrategicamente o seu negócio dentro deste novo contexto. A dinâmica do mercado brasileiro ainda é bem distante da realidade de países mais maduros e das grandes potências econômicas mundiais em que os processos de fusões e aquisições corporativas são percebidos de forma muito mais natural e acontecem em um volume muito mais significativo do que observamos internamente.

O empresário brasileiro está habituado a perspectiva de ganho de capital através do seu negócio?

De modo geral, ainda não. A percepção de rentabilização através de uma empresa, muitas vezes, se restringe aos dividendos e até mesmo ao pró-labore. Contudo, o ganho de capital deve ser considerado e tem um potencial superior aos demais. Entendo que as startups e empresas vinculadas ao capital de risco tem contribuído para mudar um pouco essa visão da classe empresarial, pois, desde o início os gestores destes negócios vislumbram o momento de saída ou pelo menos de venda de parte das ações como forma de gerar liquidez e resultado para os acionistas.

Consciente de que processo de consolidação não acontecerá de forma estritamente orgânica, faz-se necessário preparar-se para um processo de fusão e aquisição (M&A), algo que certamente fará parte do cenário para muitos empresários brasileiros ao longo dos próximos anos.

Os 3 passos para saber se sua empresa está elegível. 

Para isto, apresento 3 passos que são essenciais para saber se sua empresa está preparada para um processo de Fusão e Aquisição (M&A) : alinhamento entre os sócios, perspectivas de criação de valor no planejamento estratégico e a qualidade dos dados e informações disponíveis.

Este assunto, ainda não é tão presente na agenda do empresário brasileiro, mas um passo que pode ser decisivo para conseguir atuar de forma estratégica neste novo momento do mercado é o suporte de equipes com know hownos processos de Fusões e Aquisições (M&A).

A Alianzo, possui uma equipe dedicada integralmente às transações corporativas. Contate-nos. Será uma satisfação aprofundarmos nesta discussão e poder te auxiliar nesta jornada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Alguns Clientes


Obrigado! Você está cadastrado em nossa Newsletter!