Você já deve ter ouvido falar no termo em inglês valuation, que, no português, pode ser compreendido como Avaliação de Empresas. Esta expressão vem se destacando no meio corporativo, dada a importância no contexto atual, de se poder estimar o valor de uma empresa.
Na perspectiva econômico e financeira, as empresas devem oferecer aos acionistas um retorno que compense os riscos associados ao investimento. Compreender o risco é essencial, ainda mais diante de um ambiente bastante competitivo e de grandes incertezas, a exemplo dos aspectos vinculados à pandemia do coronavírus.
Usualmente, o valuation pode ser utilizado para diferentes finalidades: valoração, visando um possível Mergers and Acquisitions – M&A (Fusões e aquisições), desenvolvimento de um plano de negócios, captação de investidores, restruturação societária e como ferramenta para tomada de decisão. Vamos entender sua importância?
A elaboração do Valuation
O processo de elaboração do valuation e sua importância funciona como uma espécie de raio X e permite compreender os fatores determinantes para o estágio atual da empresa e identificar possíveis gargalos que estão prejudicando o negócio. O que torna o processo de valoração extremamente relevante para a tomada de decisão e definição de estratégias para alcançar o objetivo almejado pela empresa e maximização do seu valor.
A elaboração do valuation está sustentada por premissas, a definição delas se dá por um trabalho minucioso, envolvendo: entrevistas com os gestores; análise do histórico de desempenho da companhia; análise de registros contábeis, financeiros e gerenciais; previsões e expectativa para o futuro; e compreensão do comportamento do mercado e do setor que a companhia esteja situada.
Compete ao analista, reconhecer que toda análise tem um viés, no entanto é necessário critério ao realizar o filtro e aplicar no processo de valuation as premissas que possam traduzir de fato a realidade da companhia. Trata-se de uma tarefa bastante sensível, pois pequenas alterações podem impactar significativamente o valor encontrado. Essa é resumidamente a importância de se fazer o valuation.
O que o valuation traz à tona?
Mais importante do que o número resultante do processo de valuation é a compreensão dos fatores que levaram àquele resultado. Com a elaboração do valuation, é possível identificar o grau de maturação da empresa (se ela ainda está em fase de maturação ou se já conseguiu atingiu o ápice do seu crescimento), a real situação financeira da empresa e o potencial geração de caixa entre outros aspectos
Tratando-se de um trabalho que muitas vezes pode ser percebido de forma subjetiva, contar com profissionais qualificados e experientes fará toda diferença. A Alianzo possui uma área dedicada à Transações Corporativas e com profissionais que possuem expertise em avaliação de empresas que podem contribuir de maneira assertiva ao processo de avaliação. Contate-nos.