As políticas corporativas estão cada dia mais presentes no dia a dia das empresas. Para a organização ter clareza dos procedimentos, ações e comportamentos, é imprescindível que as políticas sejam estabelecidas, documentadas, treinadas e estejam à disposição dos seus principais interessados.
Podemos afirmar que as políticas corporativas são vistas como uma ferramenta indispensável na implantação da Governança nas organizações.
Isso porque, por definição, podemos entendê-la como um conjunto de regras que ajudam no melhor funcionamento da operação da empresa.
Mas afinal, qual o objetivo das Políticas Corporativas nas organizações?
As políticas corporativas possuem o papel de orientar, criar regras, esclarecer procedimentos, balizar decisões e uniformizar comportamentos na organização.
Dessa forma, uma política bem definida auxilia na tomada de decisões, além de dar uma melhor visibilidade da empresa para o mercado em que atua.
Abaixo descreveremos os passos indispensáveis para a implementação de Políticas Corporativas na sua empresa.
1. Conheça a Cultura e os objetivos da empresa
É interessante que o desenvolvedor das políticas tenha a ciência de que o documento deverá estar conforme a cultura e com os objetivos da empresa.
Isso fará com que a adesão dos envolvidos seja maior e as políticas também auxiliarão no alcance dos objetivos empresariais da organização.
2. Estabeleça quem faz o quê na organização
Estabelecer os papéis e atividades de cada um na empresa é primordial para a elaboração das políticas.
Esse processo auxilia na delimitação de alçadas de aprovações e orienta os envolvidos no momento do reporte em caso de dúvidas sobre o documento.
3. Liste os processos diários da empresa
Liste todos os processos diários e operacionais executados na empresa, esse procedimento auxiliará no levantamento de gargalos onde as políticas corporativas poderão atuar.
4. Desenvolva as suas Políticas Corporativas
Assim que os pontos anteriores forem tratados, é hora de “colocar a mão na massa”.
A ideia é que seja utilizado um vocabulário claro e de fácil entendimento.
Evite utilizar termos técnicos e palavras difíceis, sempre passe a mensagem de forma didática e objetiva.
5. Divulgue e faça treinamentos com os envolvidos
Faça a divulgação e torne as políticas corporativas acessíveis aos envolvidos.
Após esse movimento, treine o pessoal e mostre com detalhes todos os pontos importantes do documento.
Os treinamentos devem acontecer com frequência, para que os pontos importantes não caiam no esquecimento e deixem de ser seguidos pelos seus interessados.
6. Defina um responsável pelo acompanhamento e atualização do documento
Este responsável poderá ser um colaborador que participe diretamente do processo, ou até mesmo um membro do Departamento de Governança e Compliance que não esteja ligado ao processo.
Mas a recomendação, é que seja feita a contratação de uma Consultoria Especializada, para que assim sejam realizadas revisões periódicas necessárias em todos os processos e políticas corporativas vigentes na organização.
Tendo em vista que as políticas corporativas são desenvolvidas considerando o longo prazo, é necessário realizar uma análise das possíveis consequências que os procedimentos e ações comportamentais estabelecidas trarão para a empresa.
É imprescindível que haja um monitoramento constante do documento, para que possíveis reformulações sejam aplicadas, e lembre-se, nenhum documento é estático, e com as políticas corporativas não é diferente.
Faça revisões e as atualize sempre que possível, não esqueça o mais importante: divulgue todas as alterações realizadas nas Políticas. Nesse caso, treinamento nunca é demais.
Quer saber mais sobre como implementar Políticas Corporativas e Governança Corporativa na sua empresa, entre em contato com a Alianzo. Temos um time de especialistas prontos para te atender.