Entenda quais tipos de regime tributário sua empresa pode optar

Por que pagamos impostos? Para onde vai o dinheiro?    

Os impostos são imprescindíveis para o bem-estar da máquina pública. Todo imposto arrecadado serve para fazer girar o Estado na esfera municipal, estadual e federal. O dinheiro arrecadado, quando bem gerido, serve para investir em políticas públicas, educação, saúde, pavimentação, meio ambiente, lazer dentre outras necessidades sociais.  

Todo tipo de empresa deve seguir uma sistemática para apuração e recolhimento dos tributos que pode variar de acordo com o regime adotado. Cada regime tributário possui suas peculiaridades e características e cabe ao empresário buscar formas de saber qual se encaixa melhor no seu negócio.  

No geral existem 3 tipos de regime tributário: 

  • Simples Nacional 

Esse regime é predominantemente utilizado pelo micro e pequeno empreendedor e tem como vantagem a simplificação na apuração e engloba todos os tributos em uma única guia, facilitando assim o pagamento e a declaração. Os tributos contidos neste boleto são: Imposto municipal, estadual, federal e previdência.  

As empresas que se encaixam neste tipo de tributação pagam os 8 tributos básicos: IRPJ, CSLL, IPI, PIS, COFINS, INSS, ISS e ICMS.  

  • Lucro Presumido 

A arrecadação neste modelo tributário, tem como premissa o recolhimento dos tributos diretos (IRPJ e CSLL) com base na presunção do lucro, a presunção é definida por meio de alíquotas presumidas já pré-estabelecida conforme o segmento. Neste regime, o PIS e a COFINS têm alíquotas menores que incidem sobre a receita, no entanto não são permitidos os créditos nas aquisições.).  

Como o recolhimento é sobre um valor fixo, existem vantagens uma vez que, se o negócio obtiver lucro superior a presunção o pagamento fica limitado. Em contrapartida existe a desvantagem, ou seja, se a empresa tiver lucro inferior ao presumido, ela pagará sobre uma base superior ao seu lucro o que representará uma carga tributária maior.  

Confira os 7 impostos que recaem sobre este formato: IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, INSS, ISS e ICMS. 

  • Lucro Real  

Este modelo de tributação possui o diferencial de levar em conta os lucros da empresa no exato momento da apuração, e por isso é considerado um formato mais justo. O Lucro Real exige determinado cuidado e atenção especial, para evitar que o contribuinte caia na ilegalidade. 

Apesar de ser um formato mais burocrático que os demais, por meio do Lucro real a empresa consegue compensar prejuízos, evitar tributação indevida e tem a possibilidade de reduzir os tributos de forma significativa.  

Confira os 7 impostos que recaem sobre este formato: IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, INSS, ISS e ICMS. 

 

A importância do planejamento tributário empresarial  

O planejamento tributário é um dos principais métodos para a escolha do melhor regime tributário da sua empresa.  

Além de assegurar o pagamento ideal dos impostos e contribuições, ele também garante que você não pague de forma indevida, o que pode resultar em aumento de lucros de mercado e auxilia no controle e crescimento sustentável do seu negócio. 

Como saber se minha empresa paga impostos indevidos 

A maneira ideal para saber se sua empresa está pagando impostos indevidos é através do diagnóstico tributário. Por meio dele é feito um mapeamento e uma análise de todo o modelo tributário vigente no negócio e quais tributos podem estar sendo pagas sem necessidade.  

Para isso, nada melhor que poder contar com profissionais de excelência no mercado. A Alianzo tem uma área exclusiva de tributos com uma equipe de referência em análise, diagnóstico e planejamento tributário. Conheça um pouco mais dos nossos serviços e garanta a melhor escolha para a sua empresa 

Descubra agora

como está o nível da entrega da sua contabilidade!

Sua empresa

é obrigada a fazer auditoria?

Últimos posts:

Cultura

Alianzo Inaugura Escritório em Houston, Texas – EUA e assume novos desafios internacionais

Cultura

Alianzo expande sua presença nacional e inaugura sede em Cuiabá – MT  

Tributos

Reforma tributária 2023: o que é, qual é o cenário atual e o que muda? 

Cultura

Alianzo garante presença no ranking Great Place to Work pelo 4º ano consecutivo enquanto se destaca entre as 10 melhores empresas do Centro-Oeste 

Tributos

Governo Federal poderá cobrar IRPJ e CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS concedidos pelos Estados de acordo com decisão do STJ.

Estruturação Societária

Governo de São Paulo mantém imposto sobre heranças e doações (ITCMD)