Um único passo para desonerar a carga tributária do empresário brasileiro

Você sabia que com apenas um passo é possível reduzir os custos tributários de empresas de pequeno, médio e grande porte? O planejamento tributário é o grande diferencial estratégico de quem busca desonerar a carga tributária dos mais diversos segmentos competitivos empresariais e é utilizado pela mais variada gama de players e líderes de mercado.

Todo empresário brasileiro sabe como o peso dos tributos impacta sua empresa. O planejamento tributário é um item que não pode passar despercebido na gestão financeira de todos os negócios. Seu impacto na saúde do empreendimento pode ser muito positivo, quando bem aplicado, mas pode, também, ser muito negativo se negligenciado. Na hierarquia dos processos administrativos modernos o planejamento tributário tem lugar de destaque.

O planejamento tributário é decisivo

Enquanto ferramenta de gestão ele auxilia na agenda de pagamento de tributos contribuindo para uma redução lícita da carga tributária. Ele é estruturado a partir da realidade de cada empresa e leva em consideração as nuances e especificidades de cada negócio.

Mais que uma simples redução da carga tributária, esse planejamento leva as empresas a cumprirem com todas as suas obrigações legais, evitando impostos indevidos e multas desnecessárias, além de reduzir a burocracia contábil das empresas.

Como o sistema tributário brasileiro imputa uma diversidade de tributação para cada tipo de negócio, além de ser oneroso e muitas vezes confuso,  é fundamental a realização de um planejamento tributário. É ele quem definirá o tributo correto devido por cada empresa. Para clarear ainda mais podemos fazer uma comparação: uma empresa que presta serviços e uma indústria, por suas diferenças intrínsecas, enquadram-se em modelos de tributação distintos. E é por isso que entender as especificidades do negócio em questão é fundamental para realizar um bom enquadramento tributário.

Este passo pode ser o grande coringa do seu negócio 

Uma curiosidade que, os empresários em geral desconhecem, é que existem dois tipos: o operacional e o estratégico. O planejamento tributário operacional pode ser considerado um planejamento de curto prazo que mantém o foco nas obrigações fiscais trimestrais ou semestrais. Já o planejamento tributário estratégico tem como objetivo definir o regime tributário mais adequado ao tipo de empresa em questão.

Se você se interessou pelo planejamento tributário saiba que nosso time está altamente gabaritado a auxiliá-lo na realização e utilização do mesmo. Entre em contato conosco e agende um encontro.

Faça parte do grupo Alianzo!

Descubra agora

como está o nível da entrega da sua contabilidade!

Sua empresa

é obrigada a fazer auditoria?

Últimos posts:

Cultura

Alianzo Inaugura Escritório em Houston, Texas – EUA e assume novos desafios internacionais

Cultura

Alianzo expande sua presença nacional e inaugura sede em Cuiabá – MT  

Tributos

Reforma tributária 2023: o que é, qual é o cenário atual e o que muda? 

Cultura

Alianzo garante presença no ranking Great Place to Work pelo 4º ano consecutivo enquanto se destaca entre as 10 melhores empresas do Centro-Oeste 

Tributos

Governo Federal poderá cobrar IRPJ e CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS concedidos pelos Estados de acordo com decisão do STJ.

Estruturação Societária

Governo de São Paulo mantém imposto sobre heranças e doações (ITCMD)