Você já ouviu falar do terceiro setor? Compreende exatamente como ele trabalha? A origem da expressão terceiro setor se constituiu nos Estados Unidos em meados da década de 70, composto por organizações privadas sem fins lucrativos que prestavam serviços públicos, conhecidas como ONGs (Organizações Não Governamentais). No entanto, mesmo se tratando de entidades sem fins lucrativos, não significa que não exista a necessidade de prestarem contas. Entenda a importância da auditoria independente neste setor.
O que é auditoria independente e por que ela é importante para o terceiro setor?
Auditoria independente é o método de verificação dos registros contábeis de uma empresa, capaz de certificar se as normas internas da empresa e a legislação que a determina serão cumpridas. O processo de auditoria, portanto, é uma análise sistemática e criteriosa, em que a empresa é avaliada com objetivo de certificar se os processos estão sendo realizados da forma mais eficaz e cumprindo o objetivo para o qual foi proposto.
A auditoria independente é de extrema importância para organizações do terceiro setor, uma vez que precisam assumir responsabilidades, como prestação de contas seja para órgãos públicos ou a sociedade em geral. Nessa linha, a auditoria traz segurança para a prestação de contas, aumentando a credibilidade dos números apresentados, uma vez que as informações da contabilidade e os documentos das ONGs estão em conformidade com os controles, planos e leis de regulamentação.
É válido ressaltar que a auditoria independente impacta positivamente a governança corporativa, assegurando transparência na gestão e prestação de contas. Desse modo, os gestores podem obter informações mais detalhadas e específicas sobre a real situação econômica da organização.
A auditoria é realmente necessária para entidades do terceiro setor?
A resposta é sim. Já que entidades sem fins lucrativos possuem áreas financeiras, trabalhistas, contratuais e tributárias, sendo semelhantes a qualquer outra empresa. A auditoria independente também garante maior grau de credibilidade e segurança a partir das informações prestadas aos órgãos e agências que as fomentam.
ONG com credibilidade e saúde fiscal
Para prestar serviços assistenciais de alta qualidade, se faz necessária uma contabilidade eficaz. Além do mais, quanto maior a segurança dos processos, maior será a qualidade do controle da organização. Portanto, o processo de auditoria é o momento certo para examinar e conferir cada procedimento da organização.
Afinal, a auditoria independente tem papel fundamental para o terceiro setor, pois, por meio de procedimentos estruturados, fortalece a credibilidade da prestação de contas, assegurando os respectivos repasses financeiros com os entes públicos, privados e até mesmo para as isenções fiscais.
Tem interesse em saber mais sobre Auditoria Independente? Entre em contato com a Alianzo, temos uma equipe especializada para atender o seu negócio e indicar o melhor processo de auditoria.