Benefícios do planejamento estratégico na empresa 

Planejar um negócio é indispensável para o desenvolvimento e crescimento da empresa.

Neste contexto o planejamento estratégico consiste em analisar oportunidades e ameaças, conhecendo os pontos fortes e fracos de uma empresa de tal modo que haja melhoria nos processos, consequentemente, direcionando a empresa para cumprimento de sua missão e evitando riscos. 

OKR´s departamentais: O que é e como utilizar para um planejamento assertivo. 

A metodologia OKR’s trata-se de uma gestão de desempenho com foco em resultado no qual deve haver um conjunto de objetivo inter-relacionados que  contribuirá para a estratégia da organização.  

O processo de construção dos OKR’s deve contar com o envolvimento dos colaboradores para que assim seja otimizado o tempo na realização das atividades.

Dessa forma eleva-se a produtividade e direciona-se o time para um só objetivo.

Assim, é possível:

  • reduzir o estresse no ambiente de trabalho;
  • desafiar os colaboradores no atingimento de novas conquistas;
  • e com isso, aumentar a motivação organizacional.  

É importante que a elaboração dos OKR’s seja descomplicada, de forma que todos os colaboradores compreendam os objetivos e logo sintam-se motivados para alcançá-los.  

Os objetivos devem estar alinhados a cultura organizacional da empresa, devendo ter reuniões regulares com a equipe para acompanhamento e realização dos OKR’s.  

Com os objetivos departamentais alinhados obtêm-se melhorias nos processos e contribui-se para realização das metas estabelecidas. 

O que são KPI’s departamentais e como estabelecer para o cumprimento de metas.  

Os KPI’s departamentais são indicadores de desempenho que contribuem para melhorias de processos.

Sendo assim, com seu uso no qual deve haver melhor fluxo de informação e comunicação interna para atingir os objetivos definidos no planejamento estratégico como também economia de tempo dinheiro e recursos. 

Os KPI’s podem ser utilizados em todas as áreas do negócio e serem desdobrados entre departamentos e indivíduos da operação para acompanhar o progresso das metas estabelecidas.  

Para o cumprimento dos KPI’s é importante que estejam alinhados com as métricas de desempenho para realização das metas, sendo elas: eficiência, eficácia, capacidade, qualidade produtividade, pontualidade etc.  

 As métricas mencionadas irão auxiliar a ter uma estratégia para cumprimento das metas para que elas sejam alcançadas e desta forma o planejamento estratégico estará alinhado com todos os departamentos e desta forma garantindo executado e as metas compridas. 

Definição de metas SMART para os departamentos 

O método SMART ajuda a organizar as metas de forma mais inteligente sendo muito importante estabelecer metas que realmente funcionem e observar se o que foi planejado está realmente dando resultados positivos. A sigla SMART significa:  

S Specific – Específica  

M Measurable – Mensurável  

A Achievable – Atingível   

R Relevant – Relevante 

T Timely – Temporal  

Com metas definidas, a preparação para atingir os objetivos será mais organizada. Através do método SMART obtém-se maior probabilidade de sucesso na definição das metas e objetivos aumentando a produtividade e melhorando os resultados.  

Portanto, para que um bom planejamento estratégico seja assertivo é imprescindível que a sua condução seja realizada por uma equipe especializada em conduzir a gestão da mudança. A Alianzo conta com uma área exclusiva de consultoria para te auxiliar. Fale com um de nossos especialistas e faça a melhor escolha para seu negócio.  

Descubra agora

como está o nível da entrega da sua contabilidade!

Sua empresa

é obrigada a fazer auditoria?

Últimos posts:

Cultura

Alianzo Inaugura Escritório em Houston, Texas – EUA e assume novos desafios internacionais

Cultura

Alianzo expande sua presença nacional e inaugura sede em Cuiabá – MT  

Tributos

Reforma tributária 2023: o que é, qual é o cenário atual e o que muda? 

Cultura

Alianzo garante presença no ranking Great Place to Work pelo 4º ano consecutivo enquanto se destaca entre as 10 melhores empresas do Centro-Oeste 

Tributos

Governo Federal poderá cobrar IRPJ e CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS concedidos pelos Estados de acordo com decisão do STJ.

Estruturação Societária

Governo de São Paulo mantém imposto sobre heranças e doações (ITCMD)