Você sabe o que é BI e como ele pode ele pode contribuir para o seu negócio?   

Muito tem se falado no termo B.I ou Business Intelligence, chamado no bom português de Inteligência de Mercado, mas afinal o que é isso? Como é possível aplicá-lo na sua empresa? E por onde começar? Essas e outras perguntas você descobre aqui neste artigo.  

O que é B.I?  

O Business Intelligence pode ser definido como um conjunto de normas e técnicas que, quando aplicados ao negócio, proporcionam informações assertivas para a tomada de decisão, além de ajudar no bom gerenciamento e no processo de crescimento e desenvolvimento contínuo.  

Em um mercado cada vez mais competitivo e com consumidores sempre mais exigentes, a coleta de dados através do B.I fornece ao negócio uma vantagem de mercado importante diante da concorrência. Cada vez mais, nota-se que o B.I se tornou uma ferramenta chave para traçar estratégias importantes.  

Entenda como funciona o B.I na empresa e suas vantagens 

Na prática diária do cotidiano empresarial, o B.I funciona com a coleta, análise e trabalho de dados. Para que isso ocorra, a captação e o estudo devem ser constantes, pois a principal essência do processo consiste em transformar dados brutos em informações personalizadas e insights importantes.  

Neste sentido, o produto final de uma análise de B.I pode ser gerado por meio de um relatório, planilha e/ou gráfico comparativo.  

Mas o que seriam essas informações e insights? Bom, esta é uma resposta ampla pois tudo depende do objetivo traçado pela empresa. Mas pode-se dizer que as informações obtidas estão diretamente ligadas às vantagens que uma ferramenta de B.I proporciona. Confira abaixo. 

  • Análise de mercado; 
  • Análise da concorrência;  
  • Ajustes; 
  • Aumento da Eficiência operacional; 
  • Comportamento de consumidores; 
  • Redução de custos; 
  • Pontos de melhoria;  
  • Foco no mais importante; 
  • Riscos e ameaças. 

Processo de implementação do B.I

O passo a passo da implantação do B.I em uma empresa pode ser diferente em cada local, dependendo da estratégia e do objetivo a ser alcançado. Contudo, existem certos pontos de atenção que precisam ser levados em conta durante este processo.  

1. Trace um objetivo  

O primeiro passo é saber onde e como sua empresa quer chegar, desta forma é possível obter um ponto focal estratégico.  

2.  Mensure o objetivo  

Mensurar o objetivo é essencial para verificar se as metas estão sendo alcançadas e, caso seja necessário, ajustar o processo. A utilização de estratégias como KPI’s e OKR’s são alguns dos exemplos de como essa medida pode ser feita.  

3. Software  

A escolha da ferramenta de software ideal é de extrema importância durante o processo de B.I. Atualmente no mercado existem várias opções, veja alguns exemplos: Microsoft Power Bi, Metabase, Google Data Studio, Looker, Mode Analytics.  

4. Coleta de Dados  

Após a escolha da ferramenta, é preciso calibrar a coleta frequente de todos os dados necessários para verificação.  

5. Análise de Dados  

A Análise constante dos dados assegura que o relatório final esteja completo e seguro para a tomada de decisão. 

6. Compartilhamento  

As informações obtidas através do processo de Bi devem ser compartilhadas não só com a alta gestão, mas também com as equipes e lideranças responsáveis pela execução e alcance das metas.  

7. Monitoramento 

A verificação monitorada dos dados de B.I são essenciais porque permitem prever possíveis erros, problemáticas e contornar situações que possam ser empecilhos para o objetivo/meta final, por isso é importante designar profissionais especialistas no processamento e análise de bi.  

Bi como ferramenta estratégica de negócios  

A esta altura você, caro leitor(a), já deve ter percebido que através da evolução tecnológica o Bi se instaurou como uma ferramenta essencial para se obter resultados e vantagem estratégica no mercado. Cada vez mais as empresas têm investido neste recurso para sair na frente diante da concorrência e assegurar o crescimento do negócio.  

Dito isso, nada melhor que poder contar com profissionais de ponta que possam auxiliar na implantação do Business Intelligence da sua empresa. A Alianzo conta com um departamento exclusivo com especialistas na área de B.I prontos para te auxiliar. Fale conosco e saiba como levar seu negócio para um novo patamar 

Descubra agora

como está o nível da entrega da sua contabilidade!

Sua empresa

é obrigada a fazer auditoria?

Últimos posts:

Cultura

Alianzo Inaugura Escritório em Houston, Texas – EUA e assume novos desafios internacionais

Cultura

Alianzo expande sua presença nacional e inaugura sede em Cuiabá – MT  

Tributos

Reforma tributária 2023: o que é, qual é o cenário atual e o que muda? 

Cultura

Alianzo garante presença no ranking Great Place to Work pelo 4º ano consecutivo enquanto se destaca entre as 10 melhores empresas do Centro-Oeste 

Tributos

Governo Federal poderá cobrar IRPJ e CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS concedidos pelos Estados de acordo com decisão do STJ.

Estruturação Societária

Governo de São Paulo mantém imposto sobre heranças e doações (ITCMD)