Como o processo de terceirização da Controladoria pode alavancar o seu negócio 

Ao longo dos anos observamos que os processos e ferramentas que envolvem a gestão de uma empresa passaram por diversas transformações e atualizações. A evolução e acirramento do mercado acontece de maneira rápida e este movimento impacta diretamente o cenário em que a empresa se encontra economicamente e estas ferramentas além de propor sugestões de medidas preventivas (outras corretivas) garantem o bom funcionamento econômico da empresa. 

Atualmente já não basta levantar as receitas, subtrair custos e despesas para se identificar o lucro gerado no período, a gestão empresarial envolve a análise de índices cujos resultados interessam tanto o corpo estratégico da empresa quanto quem tem interesse em investir nela (stakeholders). Sendo assim, a controladoria tem ganhado cada vez mais destaque por cuidar dos números com o objetivo de facilitar e alavancar as tomadas de decisões dos administradores da empresa. 

A contratação de profissionais da área de Controladoria tornou-se essencial para assegurar a assertividade na tomada de decisões, correção ou adoção de processos empresariais com foco no planejamento estratégico do negócio. Abaixo explicaremos de forma detalhada as atividades desempenhadas pela Controladoria.  

A Controladoria é uma área estratégica que visa dar suporte para que à alta gestão entenda de forma assertiva as finanças da empresa, para que sejam tomadas decisões pensando na continuidade e prosperidade do negócio. Para que o propósito seja atingido, a Controladoria desempenha algumas atividades, tais como: 

 

  1. Consolidação dos números: É o processo que visa organizar e sintetizar os números do grupo econômico (matriz, filiais, controladora e controladas) de maneira que seja possível obter a segurança necessária dos indicadores que estes números vão nos fornecer.

     

  2. Análise dos números: Uma vez consolidados, isto é, organizados, o processo de análise construirá os cálculos de indicadores (liquidez, lucratividade, rentabilidade etc.), avaliação dos resultados do período, análise vertical e horizontal e elaboração de relatórios personalizados ao modelo de negócio. O ideal é que os resultados da análise e relatórios consigam atender ao que se espera de informações pela alta administração da empresa.

     

  3. Análise de resultados por tipo de negócios: Um grupo econômico pode compreender empresas (ou linhas de negócios) dos mais variados segmentos como indústria, comércio e prestação de serviços. Portanto nesta etapa a análise ocorrerá por segmento, de modo a identificar a representatividade de cada um deles dentro do grupo econômico, identificando os pontos fortes e as necessidades de melhoria de cada negócio.

     

  4. Consolidação de resultados: Realizar a consolidação dos resultados apurados no período analisado de todas as empresas do grupo para apresentação como uma única visão, ou seja, combinando as informações para o entendimento de como está o desempenho e o status geral do grupo. Com estas informações consolidadas, caso a empresa resolva buscar a captação de recursos para alavancar investimentos, este processo pode se tornar mais rápido e menos desgastante.

     

  5. Apuração e análise da Margem de Lucro: Nesta etapa serão identificadas as margens que deverão ser ajustadas e trabalhadas as possíveis alternativas de diminuição dos custos de produção ou prestação, aumento de receitas, aumento do portfólio de produtos, adoção de medidas que alavanquem a produtividade, reequilíbrio dos preços e dentre outras ações que poderão ser tomadas. Essa análise está diretamente relacionada com a competitividade que a empresa possui no mercado em que ela atua.

     

  6. Cálculo e análise do EBITDA: O EBITDA é a sigla que significa, em português, Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. Os resultados dos cálculos e análises irão refletir o desempenho da geração de caixa da empresa. Neste processo se envolvem os aspectos operacionais, isto é, sua performance, logo, para muitos gestores é uma informação de extrema relevância, pois a partir dela poderão aplicar mudanças operacionais que visam melhorar o indicador.

     

  7. Elaboração e acompanhamento do orçamento: O orçamento é um processo que visa criar um teto de direcionamento de recursos por departamento na empresa ou grupo econômico durante determinado período com base em períodos anteriores ou numa base 0 (zero). O objetivo é dar a visão aos gestores do quanto de recursos é direcionado para as áreas do negócio evitando assim excessos, para que campos como expansão e investimentos sejam escalados.

     

  8. Instauração de reuniões periódicas de reporte: É um processo que objetiva realizar a prestação de contas mensalmente partindo das informações, resultados e análises trabalhados, identificando pontos de melhoria com sugestões de medidas e criação do plano de ação de determinados objetivos da empresa bem como suas evoluções (ideal x realizado). Para os gestores que realmente desejam entender sobre o desempenho e avanço dos resultados da empresa esse encontro é crucial para a execução do planejamento estratégico. 

 

Entretanto, para o bom andamento da Controladoria é necessária a obtenção de resultados corretos, isto é, sem o comprometimento de informações. Geralmente a maioria destas informações são fornecidas pela Contabilidade, logo, uma harmonia entre a Contabilidade e Controladoria é essencial para que esta possa apresentar análises fidedignas sempre divulgando a realidade em que a empresa se encontra. 

Por que contratar serviços terceirizados de Controladoria? 

Destacamos que a terceirização da Controladoria vem ganhando espaço por comportar vantagens que podem trazer mais sigilo e confiança para os clientes, sendo eles: 

Melhor custo-benefício: trabalhar com a terceirização reduz substancialmente as despesas que o empresário teria caso essa função fosse executada por um colaborador da empresa, em decorrência de encargos trabalhistas (férias, 13º salário, FGTS, INSS etc.). 

Sigilo das informações estratégicas: não há risco de vazamento de informações inerentes às operações e resultados da empresa entre funcionários, pois a controladoria terceirizada trabalha apenas com os gestores da empresa, logo, há mais segurança e seriedade na tratativa das informações. 

Visão imparcial do negócio: uma controladoria terceirizada consegue propor mudanças de operações e processos viabilizando otimizar e alavancar o desempenho da empresa, seja financeiro ou operacional, o que dificilmente ocorre quando é um funcionário interno, que, em alguns casos, não aponta o que precisa ser melhorado/ trabalhado. 

Execução contínua de processos: a equipe terceirizada mantem as atividades desenvolvidas de forma constante, ou seja, independente de quem execute as análises os processos fluirão uniformemente, pois sempre haverá alguém que estará executando as atividades, ao contrário de quando a empresa tem um Controller interno, em que ele é o único que detém as habilidades para a execução das atividades, logo, sua ausência demonstra um desamparo para os gestores da empresa. 

Tempo dedicado: o profissional terceirizado dedicará tempo exclusivo às atividades inerentes à Controladoria, logo, mais produtividade e assertividade na função do Controller. O que diferentemente ocorre com o profissional interno que pode comportar essas e outras funções que não competem ao Profissional (multitarefas). 

Visão multidisciplinar de mercados: com a terceirização da Controladoria seu negócio contará com um profissional com ampla bagagem em variados nichos de negócio e em práticas de gestão. Podendo assim ter a possibilidade de aplicar variados métodos de gestão em seu negócio.  

Portanto, é perceptível o quão importante a Controladoria e suas atividades são para uma eficiente gestão empresarial, com decisões mais assertivas embasadas em contribuições a partir dos relatórios e reestruturação de processos. Sendo assim, a contratação de serviços terceirizados de Controladoria, além de ser a mais vantajosa, muito tem a oferecer para assegurar os próximos passos da alta administração das empresas que objetivam a permanência no mercado.

E, tratando-se de terceirização de Controladoria, a Alianzo possui uma equipe altamente capacitada para poder atender as expectativas do seu negócio, efetuar as devidas análises e propor soluções e alternativas para tomadas de decisões mais seguras.  Fale conosco e faça a melhor escolha para o seu negócio.

Descubra agora

como está o nível da entrega da sua contabilidade!

Sua empresa

é obrigada a fazer auditoria?

Últimos posts:

Cultura

Alianzo Inaugura Escritório em Houston, Texas – EUA e assume novos desafios internacionais

Cultura

Alianzo expande sua presença nacional e inaugura sede em Cuiabá – MT  

Tributos

Reforma tributária 2023: o que é, qual é o cenário atual e o que muda? 

Cultura

Alianzo garante presença no ranking Great Place to Work pelo 4º ano consecutivo enquanto se destaca entre as 10 melhores empresas do Centro-Oeste 

Tributos

Governo Federal poderá cobrar IRPJ e CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS concedidos pelos Estados de acordo com decisão do STJ.

Estruturação Societária

Governo de São Paulo mantém imposto sobre heranças e doações (ITCMD)