Mato Grosso prorroga prazo para adesão de benefícios fiscais até 20 de janeiro de 2023 

O estado do Mato Grosso por meio do decreto n° 1.592/2022 de 29 de dezembro de 2022, autorizou, em caráter excepcional, os contribuintes de setores específicos a aderirem aos benefícios fiscais do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) até o dia 20 de janeiro de 2023 com aplicação já vigente desde 1° de janeiro de 2023. 

A decisão beneficia empresas do setor comercial de varejo e atacado. As companhias que optarem pela adesão ao benefício terão a vantagem de obter descontos no recolhimento do ICMS e, como consequência, economizarão no pagamento do tributo. 

Os benefícios fiscais de ICMS que estão autorizados a adesão em prazo estendido são:  

Redução da base de cálculo do ICMS nas saídas internas de produtos listados na Tabela NCM identificados como Bens de Informática e Telecomunicações (BIT) para 41,17%; 

Crédito Outorgado de 3% para estabelecimento comercial atacadista em operações interestaduais que destinem mercadorias para comercialização, produção ou industrialização; 

Regime simplificado de tributação para restaurantes, bares e estabelecimentos similares que autoriza o cálculo do imposto devido na aplicação de 2% incidentes sobre a receita bruta auferida no fornecimento ou saída de alimentação e bebidas. 

Novos prazos para aderir ao benefício 

Os benefícios listados acima tinham prazo determinado de vigência até 31/12/2022, prazo este que foi prorrogado para 31/12/2023 através do decreto n° 1.580/2022. 
 
Os contribuintes beneficiados até 31/12/2022 não precisarão se manifestar junto a SEFAZ/MT pois a vigência passa automaticamente a ser até 31/12/2023. 

Como garantir que sua empresa efetue a adesão correta 

Empresas mato-grossenses que atuam no ramo do comércio e desejam assegurar a adesão do benefício devem contar com um suporte tributário de confiança para que o processo seja efetuado da forma correta. 

A Alianzo conta com uma equipe tributária exclusiva para benefícios fiscais. Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e economize no pagamento do ICMS. Estamos prontos para te ajudar.  

Descubra agora

como está o nível da entrega da sua contabilidade!

Sua empresa

é obrigada a fazer auditoria?

Últimos posts:

Cultura

Alianzo Inaugura Escritório em Houston, Texas – EUA e assume novos desafios internacionais

Cultura

Alianzo expande sua presença nacional e inaugura sede em Cuiabá – MT  

Tributos

Reforma tributária 2023: o que é, qual é o cenário atual e o que muda? 

Cultura

Alianzo garante presença no ranking Great Place to Work pelo 4º ano consecutivo enquanto se destaca entre as 10 melhores empresas do Centro-Oeste 

Tributos

Governo Federal poderá cobrar IRPJ e CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS concedidos pelos Estados de acordo com decisão do STJ.

Estruturação Societária

Governo de São Paulo mantém imposto sobre heranças e doações (ITCMD)

Fale com um especialista Alianzo e nos permita pensar no próximo passo do seu negócio!

Preencha o formulário e aguarde nosso contato!