Valuation: método de fluxo de caixa descontado

O que é avaliação de uma empresa? 

A avaliação do valor econômico de uma empresa, também conhecida como Valuation, é o processo em que será analisado o negócio a fim de atribuir uma estimativa de valor ao mesmo, não sendo, então, uma fixação definitiva de preço.  

Vários podem ser os motivos que levam empresas a procurarem essa avaliação, entre eles podemos citar os processos de fusões e aquisições de organizações (M&A) visando conhecer o valor justo do negócio ou motivos pessoais (compra ou venda de participações societárias, partilha entre herdeiros, sucessão familiar), dentre outros. 

Como é feita essa avaliação? 

Existem diferentes métodos para se fazer a avaliação de um negócio, mas neste artigo daremos foco ao método amplamente aceito e utilizado no mercado: o Valuation através do Fluxo de Caixa Descontado. 

O método do Fluxo de Caixa Descontado (F.C.D) consiste em fazer a projeção do fluxo de caixa no tempo para, desta forma, trazer para o presente o valor dos fluxos de caixa futuros, somado a um valor residual que representa a continuidade da empresa ao longo do tempo. Em outras palavras: a empresa será avaliada quanto a sua capacidade de gerar caixa. 

Para isso, é necessário coletar diversas informações sobre o histórico da empresa, obtidos nas demonstrações contábeis como Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado (D.R.E), onde serão analisados as receitas, despesas, investimentos, dentre outros. Sendo então, de suma importância, que este histórico esteja o mais fiel possível para a obtenção de um melhor resultado da avaliação. 

Para fazer a projeção do Fluxo de Caixa é preciso, através das informações obtidas nestes documentos, elaborar premissas para definir como este Fluxo de Caixa poderá se comportar no futuro, avaliando-se potenciais crescimentos, variação da rentabilidade, inflação, investimentos necessários e quais os custos fixos e variáveis. 

Apesar de todos os cálculos envolvidos, sempre há incertezas quando se trata do que pode ocorrer no futuro (motivo pelo qual foi dito anteriormente que o Valuation não é uma fixação definitiva de preço). Logo, para o Fluxo de Caixa Descontado será atribuída uma Taxa de Desconto, que representa diversos fatores como: o custo de oportunidade do investimento, o risco ao se investir na empresa analisada e não em uma aplicação mais segura como aquelas lastreadas na taxa Selic (Taxa Básica de Juros da Economia), a perda do valor do dinheiro ao longo do tempo etc. 

De maneira simplificada, é possível dizer que a Taxa de Desconto é o oposto da taxa de juros, já que a taxa de juros é a remuneração futura do capital e a Taxa de Desconto representa o valor de antecipação de um investimento.  

Portanto, para avaliação de empresas pelo método do Fluxo de Caixa Descontado é primordial ter como base três principais variáveis: o Fluxo de Caixa Livre, a estimativa de vida útil do negócio e o Custo de Capital (Taxa de Desconto). 

A Alianzo possui uma equipe especializada na elaboração de Valuation, visando atender àquelas empresas que buscam uma avaliação de seu negócio, além de contar com profissionais capacitados para assessorar todas as etapas de um processo de Fusões e Aquisições (M&A). Entre em contato conosco e tire todas suas dúvidas sem compromisso. Estamos prontos para te auxiliar.  

Descubra agora

como está o nível da entrega da sua contabilidade!

Sua empresa

é obrigada a fazer auditoria?

Últimos posts:

Cultura

Alianzo Inaugura Escritório em Houston, Texas – EUA e assume novos desafios internacionais

Cultura

Alianzo expande sua presença nacional e inaugura sede em Cuiabá – MT  

Tributos

Reforma tributária 2023: o que é, qual é o cenário atual e o que muda? 

Cultura

Alianzo garante presença no ranking Great Place to Work pelo 4º ano consecutivo enquanto se destaca entre as 10 melhores empresas do Centro-Oeste 

Tributos

Governo Federal poderá cobrar IRPJ e CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS concedidos pelos Estados de acordo com decisão do STJ.

Estruturação Societária

Governo de São Paulo mantém imposto sobre heranças e doações (ITCMD)

Fale com um especialista Alianzo e nos permita pensar no próximo passo do seu negócio!

Preencha o formulário e aguarde nosso contato!