Planejamento orçamentário empresarial – conheça esta ferramenta   

O planejamento orçamentário é uma ferramenta de grande auxílio estratégico no mundo empresarial especialmente no fim do ano. É por meio dele que as empresas traçam os melhores caminhos financeiros, incluindo gastos, valores destinados aos custos da empresa e estratégias de redução ou ampliação de valores.  

Um planejamento estratégico eficiente está vinculado diretamente com o orçamento proposto pela organização. Os objetivos estratégicos e a alocação de recursos dentro de uma organização, caso não estejam em sintonia, consequentemente ocasionará o não atingimento da performance esperada pelos sócios do negócio. Portanto, planejamento estratégico e planejamento orçamentário sempre andam juntos. 

A gestão de custos de um empreendimento é toda feita através do planejamento orçamentário, neste sentido, ele é essencial para qualquer negócio que deseja se manter financeiramente controlado e saudável para investimentos posteriores.  

Quais são os modelos orçamentários praticados no mercado  

O formato de planejamento orçamentário não é único, ele pode variar de acordo com o modelo de empresa, os objetivos esperados ou até mesmo as estratégias futuras. Cada modelo segue determinadas regras, práticas e maturidade orçamentária do negócio.  

Confira abaixo alguns exemplos: 

  • Orçamento Base Zero (OBZ) 

Este é um modelo de planejamento orçamentário que parte de uma base zero de vínculos históricos. Ou seja, a estruturação de um orçamento partirá do número zero e tem como intuito o corte de gastos desnecessários dentro da empresa.  

O OBZ estimula a prática enxuta das finanças empresariais, sem custos supérfluos. Sua premissa pode ser utilizada para empresas de pequeno, médio e grande porte.  

O orçamento base zero deve estar vinculado com o Planejamento Estratégico do negócio, estimulando os gestores a manterem uma gestão mais enxuta e que esteja em sintonia com os objetivos estratégicos da operação.  

Sendo assim a alocação de recursos se tornará de fato mais eficiente, visto que na operação será utilizado um recurso específico para atingir os objetivos da empresa. 

  • Orçamento Base Histórico (OBH) 

Este modelo é o oposto do Orçamento Base Zero. Nele o planejamento orçamentário tem como base o exercício de períodos anteriores, considerando gastos, crescimento e faturamento. Além disso, ele também leva em conta todos os objetivos futuros da empresa, seja na ampliação ou redução de gastos. 

Para isso, também é mensurado uma porcentagem de crescimento ou perda que a empresa sofreu, para que assim se tenha um plano assertivo e personalizado para o negócio.  

Nós recomendamos que a cada dois orçamentos base histórica, seja realizado o orçamento base zero, de modo que os participantes do orçamento nunca deixem de repensar a estratégica do negócio. E para que a estratégia e a melhoria contínua na execução dos processos se tornem uma cultura, o orçamento base zero sempre será uma boa escolha.  

  • Orçamento Matricial 

O orçamento matricial possui um formato mais complexo e robusto para a gestão de custos. O nome “orçamento matricial” é dado devido a sua formatação, uma vez que as receitas (lucros) e despesas são inseridas em linhas e colunas e estudadas seguindo um modelo de matriz.   

Este modelo geralmente é adotado por empresas que possuem inúmeros departamentos segmentados, onde os orçamentos são separados de forma individual para cada área. Ou seja, cada líder departamental possui um orçamento a ser executado separado dos demais.    

A vantagem deste modelo inclui a execução de comparações orçamentárias entre departamentos, sendo possível que haja um paralelo entre eles. Cada modelo departamental serve como exemplo geral para os demais, tanto para replicar quanto para evitar possíveis erros.  

5 Benefícios do planejamento orçamentário 

Estruturar e executar o orçamento empresarial traz vantagens imprescindíveis para o negócio. O ganho é quase certo e a contribuição para a saúde financeira é uma estratégia que impulsiona sua empresa a ir mais longe.  

Confira abaixo alguns benefícios do planejamento orçamentário: 

  1. Estabelecimento do Controle de gastos; 
  2. Alocação estratégica dos recursos da empresa; 
  3. Melhor previsão dos investimentos a serem realizados; 
  4. Transparência das finanças;
  5. Maior organização financeira;  
  6. Estratégia clara para todos os níveis da organização.  

 

Como e onde começar o planejamento orçamentário da sua empresa? 

Para assegurar que o seu negócio terá um serviço de qualidade e um planejamento orçamentário concreto, o ideal é poder contar com profissionais especialistas na área.  

A Alianzo possui com um departamento de consultoria especializado em planejamento orçamentário. Além de assegurar o melhor serviço, você evita qualquer erro que possa prejudicar o seu negócio. Entre em contato conosco e agende uma consultoria sem compromisso. 

Descubra agora

como está o nível da entrega da sua contabilidade!

Sua empresa

é obrigada a fazer auditoria?

Últimos posts:

Cultura

Alianzo Inaugura Escritório em Houston, Texas – EUA e assume novos desafios internacionais

Cultura

Alianzo expande sua presença nacional e inaugura sede em Cuiabá – MT  

Tributos

Reforma tributária 2023: o que é, qual é o cenário atual e o que muda? 

Cultura

Alianzo garante presença no ranking Great Place to Work pelo 4º ano consecutivo enquanto se destaca entre as 10 melhores empresas do Centro-Oeste 

Tributos

Governo Federal poderá cobrar IRPJ e CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS concedidos pelos Estados de acordo com decisão do STJ.

Estruturação Societária

Governo de São Paulo mantém imposto sobre heranças e doações (ITCMD)