Dicas para reduzir os impostos da sua empresa de forma legal

Como reduzir a carga tributária da sua empresa  

O pagamento de tributos é inevitável para toda empresa que deseja se manter sólida e saudável no mercado. Sendo assim, as empresas estão sujeitas a recolhimentos dos impostos e contribuições sobre suas operações e lucros auferidos. Esse pagamento de tributos está ligado a prestação de serviços públicos que influi, de alguma forma, na sua empresa e por isso geram essas cobranças.  

A carga tributária brasileira, além de alta possui complexidade quanto a apuração e recolhimento dos impostos o que pode prejudicar a competitividade das empresas, mas a boa notícia é que com um bom planejamento é possível reduzir alguns custos e riscos tributários dentro da legalidade e se manter correto com as obrigações.

Como posso economizar nos impostos da minha empresa?  

Confira abaixo algumas dicas que preparamos para que você economize na hora de pagar os tributos. 

  1. Escolha o melhor regime tributário para a sua empresa 

O regime tributário nada mais é que a maneira como é sistematizado a apuração e o recolhimento de impostos. Quando um(a) empreendedor(a) vai montar um negócio é essencial escolher o regime tributário que mais se encaixa no seu tipo de empresa e que seja mais vantajoso. 

Atualmente o Brasil possui três principais tipos de regimes tributários vigentes, cada um com suas especificidades. Conhecendo bem a fundo o regime tributário da sua empresa, você garante que os recolhimentos estejam sendo realizados com todos os benefícios permitidos que resultará na menor carga tributária possível.   

     2. Invista em um bom planejamento tributário  

O planejamento tributário é uma espécie de plano personalizado para o seu negócio que tem como objetivo garantir que a empresa esteja em acordo com as obrigações fiscais.  Este plano é elaborado por um profissional que faz um estudo detalhado para a criação de estratégias que além de assegurar o pagamento correto e cumprimento de prazos, também resulta na redução dos tributos. 

    3. Saiba como obter oportunidades de créditos e incentivos fiscais do governo  

É comum que muitos governos ofereçam alguns incentivos para fomentar o empreendedorismo em determinadas regiões. Isso acontece porque essas oportunidades geram empregos, traz modernidade e fazem bem para a economia local.  

Uma das formas de concessão desses créditos e incentivos fiscais é a isenção, concessão de créditos presumidos e outorgados bem como incentivos federais, daí surge uma oportunidade interessante para reduzir o pagamento dos impostos. 

FIQUE ATENTO:  Os incentivos fiscais geralmente possuem pré-requisitos para a concessão. Além disso, em alguns casos, pode ser necessário prestar contas ao governo para assegurar o uso devido.  

    4. Fique atento ao calendário fiscal  

O pagamento de impostos e contribuições devido pelas empresas seguem datas fixadas previamente no calendário fiscal. Estar atento aos prazos é essencial uma vez que é comum a mudança de datas e surgimento de novas obrigações fiscais. Prevenir-se é a melhor opção para evitar o pagamento de multas e acréscimos legais.  

   5. Busque um apoio profissional especializado

Parte essencial para a redução dos impostos de uma empresa, é justamente a competência e a experiência dos profissionais envolvidos no processo. Para isso, é importante investir em um bom planejamento estratégico uma vez que isso resultará em economia tributária para a empresa.  

A Alianzo uma empresa com referência em estudos e planejamentos tributários visando levar economia tributária para os seus clientes, para isso conta com uma área exclusiva de tributos para atendimento de demandas dessa natureza. Entre em contato com a gente e conheça nossos serviços.

Descubra agora

como está o nível da entrega da sua contabilidade!

Sua empresa

é obrigada a fazer auditoria?

Últimos posts:

Cultura

Alianzo Inaugura Escritório em Houston, Texas – EUA e assume novos desafios internacionais

Cultura

Alianzo expande sua presença nacional e inaugura sede em Cuiabá – MT  

Tributos

Reforma tributária 2023: o que é, qual é o cenário atual e o que muda? 

Cultura

Alianzo garante presença no ranking Great Place to Work pelo 4º ano consecutivo enquanto se destaca entre as 10 melhores empresas do Centro-Oeste 

Tributos

Governo Federal poderá cobrar IRPJ e CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS concedidos pelos Estados de acordo com decisão do STJ.

Estruturação Societária

Governo de São Paulo mantém imposto sobre heranças e doações (ITCMD)

Fale com um especialista Alianzo e nos permita pensar no próximo passo do seu negócio!

Preencha o formulário e aguarde nosso contato!