Fluxo de Caixa: saiba como ele pode auxiliar na gestão do seu negócio  

O fluxo de caixa é a principal ferramenta para a gestão de finanças empresariais. Um bom gestor deve buscar compreender e analisar o fluxo de caixa, uma vez que este é um verdadeiro espelho da saúde financeira de um negócio. Mas como funciona o fluxo de caixa?  

O que é o fluxo de caixa? 

O fluxo de caixa é uma ferramenta que permite acompanhar toda a movimentação financeira da empresa. Simplificando, é tudo aquilo que entra e sai do caixa. Sendo assim, é de suma importância que todas as transações financeiras, maiores ou menores, sejam registradas, pois isso lhe trará um panorama da disponibilidade e alocação de recursos.  

Esta visão do todo só é praticável quando se possui um fluxo de caixa assertivo, onde é possível analisar todas as transações financeiras, seja de períodos anteriores, do mês corrente, ou até mesmo na projeção de entradas e saídas para análise do futuro do seu negócio.   

Como construir um fluxo de caixa eficiente?  

  • Registro das movimentações  

Para construir um fluxo de caixa é necessário que seja realizado o registro minucioso de todas as transações financeiras. Desembolsos e entradas, nada deve passar em branco neste processo, para se ter informações atualizadas e assertivas. 

  • Análise dos registros 

A análise constante dos registros é de extrema importância para acompanhar as finanças do negócio e também para a tomada de decisões como: postergar uma compra, ajustar o prazo de recebimento de vendas, ou até mesmo reduzir gastos desnecessários, para equilibrar o caixa.  

  • Projetar o futuro  

O acompanhamento das entradas e saídas nos permite fazer projeções de recursos de curto, médio e longo prazo das movimentações financeiras. Isso significa planejar os desembolsos e as entradas, com base em premissas de crescimento ou desaceleração da empresa.  

  • Sistema de gestão eficaz  

A utilização de um sistema de gestão financeira é uma das principais estratégias para automatização e controle do fluxo de caixa. Com isso é possível gerar relatórios comparativos e eficazes para a análise. 

Benefícios do fluxo de caixa  

A esta altura você já deve estar pronto para revolucionar o fluxo de caixa da sua empresa. Mas se ainda não se convenceu, confira mais alguns benefícios que só o fluxo de caixa oferece.  

  1. Controle de gastos;  
  2. Planejamento orçamentário eficaz; 
  3. Relatório do seu histórico financeiro; 
  4. Comparativo de fluxo por período; 
  5. Monitorar o melhor momento para lançar promoções e saldão de ofertas; 
  6. Análise dos recursos financeiros (verificar se está com folga ou aperto); 
  7. Negociar valores e oportunidades com fornecedores. 

 

Dúvidas no fluxo de caixa? 

Fique tranquilo, a Alianzo pode ajudar o seu negócio! O departamento de consultoria da Alianzo conta com especialistas experientes no mercado e prontos para resolver qualquer questão. 

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas, estamos prontos para te ajudar.  

Descubra agora

como está o nível da entrega da sua contabilidade!

Sua empresa

é obrigada a fazer auditoria?

Últimos posts:

Cultura

Alianzo Inaugura Escritório em Houston, Texas – EUA e assume novos desafios internacionais

Cultura

Alianzo expande sua presença nacional e inaugura sede em Cuiabá – MT  

Tributos

Reforma tributária 2023: o que é, qual é o cenário atual e o que muda? 

Cultura

Alianzo garante presença no ranking Great Place to Work pelo 4º ano consecutivo enquanto se destaca entre as 10 melhores empresas do Centro-Oeste 

Tributos

Governo Federal poderá cobrar IRPJ e CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS concedidos pelos Estados de acordo com decisão do STJ.

Estruturação Societária

Governo de São Paulo mantém imposto sobre heranças e doações (ITCMD)