Como saber qual o momento para contratação de uma auditoria independente? Conheça 3 pontos fundamentais!

Compartilhe nosso conteúdo

Quando se trata de contratação de uma auditoria independente, normalmente administradores, gerentes e funcionários costumam se preocupar.

Afinal, serão analisados os processos internos da empresa e suas políticas, por exemplo, se os controles internos estão conforme os procedimentos estabelecidos e normas aplicáveis à atividade. 

Com essas ressalvas em mente, então, qual é o momento ideal para contratar uma auditoria independente?

Bom, esta é uma pergunta que muitos administradores e empresários se fazem e que, em alguns casos, não conseguem responder. Por isso, vamos esclarecer esses pontos para ao longo deste artigo. 

Quando realizar a contratação de auditoria independente?

Existem diversos aspectos que são avaliados conforme o contexto em que a empresa desenvolve suas atividades, para se compreender se este é o momento para a contratação de uma auditoria independente. 

Alguns indícios que se destacam e sinalizam que possa ser a hora de realizá-la são:

  • Insegurança do mercado;
  • Ausência de padronização nos processos internos;
  • Inexistência de transparência. 

 Para que você compreenda todos eles, vamos nos aprofundar em cada um.

1. Insegurança do mercado 

Quando a empresa passa por diversas fiscalizações perante os órgãos reguladores nas áreas tributárias, contábeis, trabalhistas, isso acabada trazendo impactos para o negócio.

Contudo, não somente do ponto de vista financeiro, mas também na sua imagem junto aos seus stakeholders.

Dessa maneira, o mercado acaba tendo inseguranças quanto ao investimento e, como consequência, a companhia transmite uma mensagem indesejada para seus parceiros e clientes.  

Neste cenário, realizar uma auditoria independente comprova que a empresa está preocupada com as normas que conduzem sua atividade.

Como efeito positivo, o mercado acaba enxergando com bons olhos, quando a mesma se dispõe a submeter-se a uma auditoria independente. 

2. Ausência de padronização nos processos internos 

A ausência de padronização nos processos internos deixa a empresa mais suscetível a distorções ocasionados por erro ou fraude.

Além disso, a passível da existência de possíveis gargalos que possam deixar o processo menos eficiente do que poderia ser.

Uma auditoria das demonstrações contábeis não é só uma simples análise de conformidade, mas também um diagnóstico da gestão estratégica. 

Portanto, o auditor com sua visão independente e de fora do negócio consegue identificar, de forma isenta, os fatores que possam ser otimizados. 

3. A inexistência de transparência 

Atualmente, com a convergência das normas internacionais de contabilidade para apresentação dos números do balanço, podemos entender que a transparência na apresentação dos números de uma empresa se torna cada vez mais uma exigência do mercado.

Os stakeholders prezam pelas parceiras de empresas que sejam transparentes com clientes, fornecedores e funcionários. 

A falta de comunicação entre as equipes é um grande problema, especialmente no departamento de Marketing, Vendas e Finanças.

Afinal, essas áreas se comunicam constantemente com clientes e fornecedores.

Portanto, a auditoria externa, além de ser estrategicamente utilizada para minimizar riscos, também traz transparência na gestão do negócio.  

A auditoria independente em uma empresa é, de fato, uma ferramenta moderna de gestão de governança corporativa que visa buscar a sustentabilidade dos negócios.

Sendo assim, a auditoria independente ou externa é bem mais do que apenas ferramentas para evitar riscos de irregularidades e fraudes, ela é um certificado e confiança. 

Este é um processo que exerce um papel eficaz para auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas de uma empresa. Então, se você quer que sua empresa siga as regras e melhore suas práticas de gestão, conte com a ajuda de especialistas. 

Quer entender melhor como a Alianzo pode auxiliar o seu negócio por meio da Auditoria Independente e Externa? 

Entre em contato conosco e fale com quem melhor conhece sobre o assunto! Estamos prontos para te auxiliar.  

Descubra agora

como está o nível da entrega da sua contabilidade!

Sua empresa

é obrigada a fazer auditoria?

Alianzo News

Categorias

Posts relacionados:

Tributos

Governo Federal poderá cobrar IRPJ e CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS concedidos pelos Estados de acordo com decisão do STJ.

Contabilidade

Danos silenciosos que a falta de fechamento contábil mensal causa no seu negócio

Tributos

Benefícios Fiscais: a palavra que não pode faltar no dicionário tributário do seu negócio!