Posso trocar de contador? Saiba quando trocar a contabilidade da sua empresa

Esta é uma dúvida que permeia, quase que diariamente, a cabeça da maioria dos empresários com os quais a Alianzo tem contato. Muitos carregam essa indagação, esse sentimento, já há bastante tempo, mas não conseguem avançar para uma decisão, na maioria dos casos, por falta de clareza sobre o que esperar da contabilidade.

Pensando nisso, trouxemos aqui três pilares essenciais que devem ser observados durante essa indagação. Se observados os itens que trataremos a seguir, você terá condições de responder a persistente dúvida: contabilidade é hora de trocar? 

 

Os pilares que abordaremos são: 

1) Segurança Fiscal, também chamado de Compliance Fiscal – em resumo está relacionado ao pagamento de tributos;  

2) Proximidade e Comunicação – trata-se da relação e do nível de comunicação e interação com o contador;  

3)Evolução tecnológica – item necessário no cenário atual. 

 

Compliance Fiscal e a troca de contador

Hoje um dos principais papéis do contador é o de trazer conforto para o dia a dia das empresas e garantir por meio do seu Compliance Fiscal que as operações estão sendo realizadas com a menor exposição ao risco possível. 

Um Compliance Fiscal assertivo é aquele que em primeiro lugar garante a apuração dos impostos com a menor carga tributária possível (dentro da legalidade), em segundo lugar, ele garante a entrega das obrigações acessórias em seus prazos legais e em terceiro lugar regulariza eventuais passivos e pendências que ficaram para trás durante a vida da empresa.

 

Proximidade e Comunicação durante a troca de contador

A entrega final do Compliance Fiscal assertivo se conecta com o segundo pilar, a Proximidade e Comunicação. Aqui o contador realiza reuniões periódicas com seu cliente para esclarecimento sobre os gastos tributários e atualização da situação fiscal do contribuinte.

Nesta etapa são evidenciadas as situações anteriores que estão sendo regularizadas, eventuais parcelamentos aderidos e ainda o quadro tributário compreendendo o total pago em impostos no mês a mês. 

Esta comunicação deve acontecer de maneira ativa, uma vez que o contador é o responsável por promover esses encontros mensais onde serão tratados os itens mencionados e diversos outros relacionados a contabilidade. 

Nada mais desconfortável do que uma comunicação passiva, para não dizer omissa, na maioria das vezes. A necessidade de cobranças repetidas demonstra ausência de suporte adequado, afinal, sabemos a importância que o contador tem para os negócios. 

 Evolução tecnológica contábil 

O terceiro pilar é a Tecnologia. Ainda hoje, muitos se detêm a práticas ultrapassadas e optam por permanecer tecnicamente no passado, sem o uso de ferramentas contábeis atualizadas. Estes são os profissionais que não utilizam a tecnologia ao seu favor. Ao contrário do que parte dos contadores ainda acredita, a tecnologia não veio para substituir ela veio para aprimorar, tornar assertivo, dinâmico e ágil o processamento contábil fiscal das empresas. 

Aderir ao uso de novas ferramentas tecnológicas é essencial e deve ser imediato. Desta forma o nível de exposição ao risco é diretamente impactado, uma vez que diversos processos manuais, podem e devem ser realizados de maneira automatizada, sem a interação humana, que pode ser falha.  

O uso da Tecnologia acrescenta ainda no aspecto gerencial, uma vez que proporciona a elaboração de demonstrativos e complexos sofisticados que contribuem para a análise dos gestores do negócio. 

Por fim, sobre a pergunta “posso trocar de contador” que intitula este artigo, cabem as questões: 

Estou satisfeito com o nível de Proximidade e Comunicação do meu contador? 

Vejo alguma evolução nas tratativas e forma de atuação? Ou continua sendo mais do mesmo?  

O Compliance Fiscal tem sido aplicado de modo que a minha empresa seja exposta ao menor risco possível? 

Meu contador tem utilizado a Tecnologia a favor dos processos contábeis? 

Creio que ao final desta reflexão, você já é capaz de responder a persistente pergunta: É hora de trocar a contabilidade da minha empresa? 

 Consulte profissionais que são referência no mercado 

A Alianzo possui um time de especialistas dispostos a garantir que o seu nível de satisfação seja elevado.  

A área contábil da Alianzo é referência no mercado e conta com serviços de alto nível atuando em todo o Brasil. Foque no seu negócio e deixe a contabilidade conosco. Nós podemos ajudar. 

Descubra agora

como está o nível da entrega da sua contabilidade!

Sua empresa

é obrigada a fazer auditoria?

Últimos posts:

Cultura

Alianzo Inaugura Escritório em Houston, Texas – EUA e assume novos desafios internacionais

Cultura

Alianzo expande sua presença nacional e inaugura sede em Cuiabá – MT  

Tributos

Reforma tributária 2023: o que é, qual é o cenário atual e o que muda? 

Cultura

Alianzo garante presença no ranking Great Place to Work pelo 4º ano consecutivo enquanto se destaca entre as 10 melhores empresas do Centro-Oeste 

Tributos

Governo Federal poderá cobrar IRPJ e CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS concedidos pelos Estados de acordo com decisão do STJ.

Estruturação Societária

Governo de São Paulo mantém imposto sobre heranças e doações (ITCMD)