Em que momento o Desdobramento da Estratégia pode ser considerado um sucesso? 

Compartilhe nosso conteúdo

Planejar a estratégia é uma missão de extrema prioridade dentro de qualquer organização, seja ela com dez, cem ou mil colaboradores.

No entanto, a estratégia planejada por si só não é o que ditará o ritmo do atingimento do grande objetivo, sendo assim, esta não deve ser a única tarefa realizada durante o processo e deve estar sempre acompanhada do desdobramento da estratégia.  

Entenda o Desdobramento da Estratégia 

Uma estratégia bem pensada, mas não desdobrada para os níveis departamentais e individuais não levará a organização rumo ao objetivo principal.

Contudo, a definição das responsabilidades e realização da gestão destes indicadores é o que nos permitirá atingir o sucesso, chamamos isso de Desdobramento da Estratégia.  

  • Mas como fazer este desdobramento?
  • Como medir o sucesso do Desdobramento de uma Estratégia?
  • Quando nós identificamos que a estratégia planejada foi bem distribuída entre os times?
  • E quando a estratégia é atingida, qual foi o diferencial deste time? 

Esses questionamentos você compreenderá ao longo da leitura. 

Existem diversas formas de desdobrar um planejamento estratégico. Com as metas globais (Estratégico) bem definidas e os objetivos claros para os gestores, começa agora o momento de definir claramente o “como” atingiremos.

Isso envolve diversos indicadores, iniciativas e projetos (Táticos e Operacionais) que fazem parte do corpo da grande estratégia. Podemos verificar claramente isto em uma Pirâmide da Estratégia: 

Como funciona o processo de Desdobramento da Estratégia?

Existem diversas formas de se desdobrar a estratégia, mas algo precisa ser comum em todos os modelos para funcionar: Um bom alinhamento de expectativas e acordos de performance entre os times que vão colaborar com a execução.

Um acordo bem definido, mensurável, gerenciável, combinado e alinhado com cada equipe não tem motivos para não ser seguido.

Este movimento automaticamente gera responsabilidade e maturidade dos times em entregar resultados e, consequentemente, serem responsabilizados pelas suas entregas, positivas ou negativas. 

É importante neste processo definirmos metas “SMART” e objetivos que obedeçam aos “3Qs” (o Que? Quem? Quando?), estas ferramentas são um grande diferencial entre uma boa ideia e uma ótima execução. 

Como saber se o desdobramento da estratégia está dando resultados?

A melhor forma de se verificar o sucesso de um desdobramento é pelo acompanhamento da maturidade da gestão.

Mas como podemos mensurar a evolução na maturidade da gestão?

Uma gestão está madura quando os níveis estratégicos deixam de propor soluções para os problemas diários e esta função é assumida automaticamente e principalmente, pelo nível tático, que por sua vez, desenvolve os planos de ação junto com o nível operacional.  

Confira o esquema de exemplificado? 

Com o passar do tempo, tal prática se torna uma rotina.

Dessa forma, os colaboradores se sentem cada vez mais à vontade para propor mudanças dentro da empresa.

É importante salientar que no começo o nível estratégico precisa estar muito próximo da tomada de decisão, mas isso diminui conforme o crescimento da maturidade.

Caso tentássemos sintetizar maturidade de gestão em uma simples frase, certamente seria: O nível estratégico focado em ser estratégico, e o tático em ser tático.  

O primeiro passo para a gestão estratégica com resultados 

Gestão Estratégica certamente não é algo simples.

É necessário ter disciplina e firmeza para não deixar o urgente ultrapassar o importante.

Contudo, contar com uma consultoria na busca de implantar um bom modelo de gestão certamente será o diferencial para alcançar o patamar de excelência no seu negócio.  

A Alianzo é especialista em Gestão Estratégica e possui um departamento exclusivo e experiente para te auxiliar desde o processo de implementação e manutenção das estratégias empresariais. Fale conosco e tire suas dúvidas, estamos prontos para te auxiliar.  

Descubra agora

como está o nível da entrega da sua contabilidade!

Sua empresa

é obrigada a fazer auditoria?

Alianzo News

Categorias

Posts relacionados:

Tributos

Governo Federal poderá cobrar IRPJ e CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS concedidos pelos Estados de acordo com decisão do STJ.

Contabilidade

Danos silenciosos que a falta de fechamento contábil mensal causa no seu negócio

Tributos

Benefícios Fiscais: a palavra que não pode faltar no dicionário tributário do seu negócio!