Valuation é uma palavra da língua inglesa que, traduzida para o português, é compreendida como o valor de uma empresa. Isso mesmo, existe um termo e uma forma de cálculo do valor da sua empresa, de qualquer empresa. Valuation é, portanto, uma área específica do universo financeiro que procura avaliar o valor de determinado de um negócio.
Nesse momento você pode estar se perguntando: Mas porque eu precisaria saber o valor da minha empresa hoje, e não outros indicadores como lucro ou faturamento? Veja bem, no mundo dos negócios todos os indicadores são essenciais, entretanto, se o seu jogo passa pela vontade de vender a sua empresa ou de adquirir outras empresas, o valuation é o seu melhor amigo. É ele que definirá qual será o preço de uma empresa que mais se aproxima do “valor” que ela gera. E é definindo este preço/valor que você fará uma boa venda ou aquisição
Talvez você não se lembre, mas o Tumblr, uma rede social e plataforma de blog, foi vendido para o Yahoo por mais de US$ 1 bilhão. Porém o seu valor de mercado, ou seja, seu valuation estava superestimado de forma que, anos mais tarde, o Yahoo passou a empresa para frente por um valor abaixo dos US$ 3 milhões. Veja a perda imensa gerada por um valuation errado.
O Valuation é um instrumento, um relatório, do valor real de uma empresa amplamente utilizado em processos de aquisições diversas, fusões de companhias, definição de sociedades ou ainda dissolução de sociedades. Até para definir quais investimentos serão feitos na empresa é preciso conhecer o valuation do negócio..
É possível elencar, ainda, outras funções do valuation como: a) verificar a facilidade de venda da organização; b) conferir a autonomia e o poder na negociação com investidores potenciais, e c) encurtar e facilitar processos de inventário/divórcios.
Agora, em outras palavras, o valuation nada mais é que um estudo, um relatório que se destina a identificar e informar o valor justo e real de uma determinada empresa. Para chegar à estimativa do valor real do valuation de uma empresa são analisados todos os índices financeiros e operacionais da mesma.
Como calcular o valuation da sua empresa?
São vários os métodos para chegar ao valuation de uma empresa. Falaremos neste texto de três deles. Vejamos:
- Método do fluxo de caixa descontado
Pelo método do Fluxo de Caixa Descontado, são projetados as receitas e os gastos ao longo de um período e o fluxo de caixa livre gerado a partir da subtração das receitas pelos gastos, o que é trazido a valor presente por uma taxa de desconto, sendo esta a forma de atenuar os efeitos do valor do dinheiro no tempo e o risco envolvido no negócio.
- Método de múltiplos de mercado
O mercado também utiliza a análise relativa, através da utilização dos Múltiplos. A ideia é identificar os múltiplos de mercado de empresas similares e replicar a realidade de mercado para o seu negócio. Entre os principais parâmetros estão o Preço sobre Lucro e Preço sobre EBITDA. Neste caso, em termos práticos temos o seguinte: se em transações similares foram pagas o equivalente a X vezes o lucro, por exemplo, meu negócio valerá X vezes o lucro apresentado. Apesar da simplicidade proposta pelo método, é bem difícil identificar as empresas que são comparáveis e os múltiplos omitem imperfeições do mercado e, por isto, é marcado por muita subjetividade.
- Método avaliação patrimonial
Um terceiro método é a Avaliação Patrimonial, que consiste em identificar os valores dos bens da empresa em uma data determinada. Ativos e passivos da empresa são analisados individualmente para identificação do valor justo, a fim de que seja identificado o valor real do Patrimônio Líquido da empresa naquele instante.
Mas veja, o cálculo do valuation não é uma ciência exata! Ele é, na realidade, uma tentativa numérica de tornar mais objetivo aquilo que pode ser considerado muito subjetivo: o valor de uma empresa. E é nesse sentido que se faz necessário um bom time para realização desse cálculo.
A exatidão ou melhor precisão de um valuation está intimamente ligada às premissas adotadas por quem o realiza, quenada mais são que os argumentos usados pelos analistas para fundamentar suas projeções. Nossos analistas estão altamente qualificados para a realização de valuations fidedignos e sérios, baseados nas metodologias mais atuais do cenário financeiro mundial. Procure nossos consultores e entenda mais sobre o cálculo de valuation.
A Alianzo é sua aliada nessa jornada!