Gestão de Custos: entenda a importância para a Tomada de Decisão no seu negócio

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Realizar uma boa gestão de custos é fundamental, uma vez que é possível estimar e administrar os custos detalhados, estabelecer margens de rentabilidade e precificar corretamente os produtos ou mercadorias a partir delas. 

Isso porque, para se manterem vivas e principalmente competitivas, num mundo cada vez mais veloz, as empresas necessitam, numa escalada sem precedentes, de informações assertivas, e rápidas para suporte ao processo decisório.

Dentre essas decisões, as relacionadas a otimização de custos, são extremamente relevantes para trazerem vantagem competitiva frente aos outros players do mercado.

Para que haja essas decisões estratégicas é fundamental conhecer os números do negócio.

Cenário da gestão de custos no mundo empresarial

Feita essa contextualização, é importante destacar que diversas empresas não possuem uma boa gestão de custos.

Isso porque, acreditam que seria necessário grandes investimentos para formação desse processo,  o que é um mito.

Atualmente existem várias formas de se aplicar essa estratégia, sem que esta impacte em necessidade de grandes investimentos financeiros.

Algumas das possibilidades são:

  • contratação de serviços terceirizados para este fim , como o BPO;
  • Utilização de ferramentas de inteligência de dados (B.I.; RPA; etc) que após implantadas de forma criteriosa podem trazer informações tempestivas e relevantes. 

O que é Gestão de Custos? 

A Gestão de Custos é o gerenciamento inteligente dos gastos, o que permite que as empresas conheçam em detalhe os seus números e assim entendam com maior nível de detalhe o negócio.

Dessa forma, tornam-se capazes de identificar e implementar oportunidades de melhorias e redução dos gastos para alavancar suas margens de resultados ou ainda aumentarem sua participação no mercado podendo oferecer preços mais competitivos. 

Os principais benefícios de utilziar a Gestão de Custos são: 

  • Controle de Custos e investimentos; 
  • Redução de Perdas; 
  • Otimização de compras de insumos; 
  • Gestão de estoques; 
  • Planejamento de produção e determinação do mix de produtos;
  • Administração de preços de vendas. 

 

Como realizar uma boa gestão de custos? 

O primeiro passo para uma boa gestão de custos é identificar e registrar todos os gastos de maneira detalhada.

Com esses dados específicos, é possível uma gestão eficiente da aplicação dos recursos e gastos do negócio, em itens como:

  • Mão de Obra Direta;
  • Mão de Obra Indireta;
  • Fornecedores;
  • Matéria-prima;
  • Manutenção.

A partir dessas informações registradas, é importante desenvolver demonstrativos do negócio, que podem ser:

  • DRE,;
  • Mapa de Vendas;
  • Curva ABC de Clientes;
  • Fornecedores etc.

 A partir dos demonstrativos, é importante utilizar índices relevantes, tais como: Margem de Contribuição, Ponto de Equilíbrio, Ciclos financeiros e de Estoques dentro outros que forem necessários. 

Sendo assim, os mesmos deverão ser apresentados e discutidos em reuniões periódicas sobre os resultados.

Dessa forma, todos têm ciência se os números apresentados estão em acordo com o planejamento, ou se há necessidade de intervenções para correção de desvios. 

 

 O que você precisa entender para uma boa Gestão de Custos?

Para que seja possível realizar uma boa gestão de custos, é necessário ter domínio de 4 fatores principais. 

Entenda-os abaixo!

Gastos

É todo sacrifício que uma empresa arca para obter um bem ou serviço. Investimentos, custos e despesas são exemplos de gastos. 

Investimentos

São gastos em bens ou serviços com expectativa de geração de benefícios econômicos futuros, como aquisição de máquinas e equipamentos para aumentar a eficiência produtiva.  

Despesas

Por definição, são aqueles gastos que a empresa precisa para manter sua estrutura funcionando, normalmente associados a administração da empresa. As despesas podem ser fixas ou variáveis: 

  1. Despesas Fixas: não variam com o volume produzido ou vendido, como por exemplo, materiais de escritório; 
  2. Despesas Variáveis: variam em função do volume produzido ou vendido, como por exemplo, comissão sobre as vendas. 

 Custos

Os custos são todos e quaisquer gastos diretamente relacionados com a operação da empresa, como a aquisição de matéria prima, mão de obra e manutenção. Os custos podem ser fixos, variáveis, diretos e indiretos.  

  1. Custos fixos: invariáveis em função do volume produtivo; 
  2. Custos variáveis: dependem do volume de produção ou da prestação de serviço; 
  3. Custos diretos: podem ser identificados facilmente no produto (materiais, insumos e mão de obra); 
  4. Custos indiretos: não estão diretamente ligados aos produtos ou serviços, são adjacentes (limpeza, manutenção, logística, energia elétrica). 

Com todas essas informações em mãos, é hora de realizar a análise desses dados, seguindo o passo a passo:

Tendo as premissas anteriores como base, e como já colocado, é necessário identificar e registrar todos os gastos, o que é custo e posteriormente separar os custos fixos dos custos variáveis, estes podendo ser: variável direto e indireto, e evidenciando a representatividade percentual de cada grupo na formação dos custos; 

Logo após, é necessário determinar os gastos caracterizados como despesas, destacando as despesas fixas e as despesas variáveis e a expressividade na realização da operação da organização;  

Tendo essa organização das informações é possível promover maior gerenciamento de despesas e aplicação dos recursos da forma mais otimizada possível.

É, inclusive, imprescindível à gestão de custos para a estruturação de um planejamento orçamentário e seu respectivo acompanhamento versus o realizado. 

Investir em tecnologias para centralizar as informações  

Investir em soluções tecnológicas para automatizar processos e realizar uma gestão integrada de diferentes áreas do negócio é um ótima opção para controlar as informações da companhia e obter relatórios detalhados de forma ágil e tempestiva.

Isso porque, é possível ter acesso a dados sobre suas movimentações financeiras, vendas, gestão de estoques e de custos, entre outras informações, de maneira rápida e eficiente.

Estabelecer metas e indicadores de Gestão de Custos  

A organização dos custos promove um controle mais assertivo das operações financeiras possibilitando a melhoria contínua de processos e definição de metas. 

Para tanto, é necessário conhecer profundamente a organização, a fim de promover atividades de planejamento, execução, controle, avaliação e de aplicação de medidas corretivas.  

Invista em Gestão de Custos especializadas  

A falta de planejamento e gestão do negócio tem levado empresas a descontinuarem suas atividades nos primeiros anos de vida.

O mundo empresarial tem exigido cada vez mais que as empresas atuem em um ambiente veloz, inovador, de contínuo desenvolvimento tecnológico e com processos de gestão avançados.  

Uma boa Gestão de Custos é vital para a saúde financeira do negócio.

Portando, conhecer a estrutura de custos é essencial para qualquer empresa que deseja concentrar seus esforços numa gestão estratégica que resulte em crescimento sólido e sustentável com oportunidades no mercado e ganhos para organização.  

É essencial investir em quem pode te auxiliar na melhor condução do seu negócio. A Alianzo possui especialistas em Gestão de Custos. Fale com um dos nossos especialistas e faça a melhor escolha para seu negócio. 

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