Quanto vale a minha empresa?

Você já se questionou quanto vale a sua empresa? Acredito que esta é uma pergunta que passa pela cabeça do empresário em muitos momentos. Seja por conta da possibilidade de aporte de capital no negócio e a entrada de um novo sócio, pela redistribuição da participação entre sócios ou mesmo em decorrência da possibilidade de venda da empresa para terceiros.

Neste tocante, muitas questões são levantadas, em especial a força da marca, a oportunidade gerada pela localização privilegiada ou nicho de um negócio e o domínio de determinada tecnologia. No entanto, mesmo diante de toda complexidade que envolve o mercado e estas questões, o valor de uma empresa se resume a um único elemento: a capacidade de geração fluxo de caixa livre. Por isto, o fluxo de caixa deve ser sempre objeto de atenção na gestão do negócio. Certamente, a força de sua marca, a posição privilegiada em termos de localização ou nicho de mercado e o domínio tecnológico estará refletida na sua capacidade de geração de fluxo de caixa livre.

O valuation, que em português pode ser compreendido como avaliação de empresas, é a área do universo das finanças que nos auxilia na resposta deste questionamento. Apesar de não se tratar de uma questão precisa e objetiva, a metodologia do Fluxo de Caixa Descontado é amplamente aceita pelo mercado e, portanto, um importante parâmetro na hora de estimar o valor do seu negócio.

De forma sintética, o valuation ilustra o valor atual proporcionado pela geração de fluxo de caixa livre ao longo de toda existência da empresa. Ou seja, é como se antecipasse todo o fluxo de caixa livre que vai ser gerado ao longo dos anos em função da atuação da empresa.

Aqui, no entanto, destaca-se outros dois pontos relevantes: o dinheiro possui valor no tempo e, por se tratar de uma perspectiva de futuro, têm risco associado a esta operação. Por isto, pelo método do Fluxo de Caixa Descontado, são projetadas as receitas e despesas ao longo de um período e o fluxo de caixa livre gerado a partir da subtração das receitas pelas despesas, o que é trazido a valor presente por uma taxa de desconto, sendo esta a forma de atenuar os efeitos do valor do dinheiro no tempo e o risco envolvido no negócio.

Apesar do conceito ser bem simples, colocar em prática pode não ser tão fácil. Se você está precisando identificar o quanto vale a sua empresa e quer contar com uma equipe qualificada e especializada nisto, venha conversar com o time da Alianzo, será uma satisfação enorme te ajudar no seu valuation.  

Descubra agora

como está o nível da entrega da sua contabilidade!

Sua empresa

é obrigada a fazer auditoria?

Últimos posts:

Cultura

Alianzo Inaugura Escritório em Houston, Texas – EUA e assume novos desafios internacionais

Cultura

Alianzo expande sua presença nacional e inaugura sede em Cuiabá – MT  

Tributos

Reforma tributária 2023: o que é, qual é o cenário atual e o que muda? 

Cultura

Alianzo garante presença no ranking Great Place to Work pelo 4º ano consecutivo enquanto se destaca entre as 10 melhores empresas do Centro-Oeste 

Tributos

Governo Federal poderá cobrar IRPJ e CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS concedidos pelos Estados de acordo com decisão do STJ.

Estruturação Societária

Governo de São Paulo mantém imposto sobre heranças e doações (ITCMD)