O planejamento estratégico é a etapa mais importante para o atingimento do sucesso de qualquer empresa, independentemente do seu porte. O planejamento permite estabelecer metas, objetivos estratégicos bem como o estabelecimento das ações necessárias para alcançá-las, além de proporcionar uma visão de longo prazo para gerir e lidar com os desafios do mercado.
Para micro e pequenas empresas, o planejamento estratégico é ainda mais importante, pois neste cenário as empresas costumam ter menos recursos e menos possibilidades para cometerem erros de percursos na execução da estratégia. Por isso, é essencial que o planejamento seja feito de forma cuidadosa e que envolva os principais líderes do negócio.
O processo de planejamento estratégico para micro e pequenas empresas pode ser dividido em 4 (quatro) etapas:
- Análise do ambiente interno e externo: a primeira etapa é avaliar a situação atual da empresa, incluindo a situação financeira, os recursos disponíveis, os pontos fortes e fracos, bem como os principais desafios e oportunidades presentes no mercado, aplicamos a análise SWOT nesta etapa e geramos um diagnóstico empresarial.
- Definição de metas: com base na análise do ambiente, é preciso estabelecer as metas e objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo. As metas devem ser desdobradas, onde para que se tenha claro os objetivos, as metas devem ser SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais) para que sejam mais fáceis de serem monitoradas e alcançadas.
- Definição do portfólio de projetos estratégicos: a partir das metas estabelecidas, é preciso definir as estratégias e ações para alcançá-las. Isso pode incluir a criação de novos produtos ou serviços, a ampliação da base de clientes, a entrada em novos mercados, entre outras possibilidades.
- Monitoramento e avaliação: por fim, é preciso criar um sistema de monitoramento e avaliação para verificar se as metas estão sendo alcançadas e fazer os ajustes necessários caso seja preciso. Ajustes de percursos são necessários, mas para isso, deve-se ter claro o percurso a ser trilhado. Um bom plano de ação provavelmente deverá ser criado.
Para que tenhamos a plena gestão da estratégia, o planejamento deverá ser desdobrado em todos os níveis, seja ele estratégico, tático e operacional e este movimento deverá obrigatoriamente se aplicar tanto para micro e pequenas empresas quanto para grandes corporações.
Ao concluir um planejamento, teremos de forma clara e objetiva as metas, os responsáveis pela execução da estratégia e as ferramentas de monitoramento do progresso para garantir o sucesso no curto, médio e longo prazo. E lembre-se, para cada meta ou objetivo não atingido, deverá obrigatoriamente ter um bom plano de ação para que se atinja o objetivo.
O planejamento estratégico efetivo se faz importante para todo e qualquer negócio que deseja se manter atuante no mercado.
A Alianzo possui consultoria especializada em planejamento estratégico de micro, pequenas, médias e grandes empresas. Entre em contato com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.