Planejar a estratégia é uma missão de extrema prioridade dentro de qualquer organização, seja ela com dez, cem ou mil colaboradores.
No entanto, a estratégia planejada por si só não é o que ditará o ritmo do atingimento do grande objetivo, sendo assim, esta não deve ser a única tarefa realizada durante o processo e deve estar sempre acompanhada do desdobramento da estratégia.
Entenda o Desdobramento da Estratégia
Uma estratégia bem pensada, mas não desdobrada para os níveis departamentais e individuais não levará a organização rumo ao objetivo principal.
Contudo, a definição das responsabilidades e realização da gestão destes indicadores é o que nos permitirá atingir o sucesso, chamamos isso de Desdobramento da Estratégia.
- Mas como fazer este desdobramento?
- Como medir o sucesso do Desdobramento de uma Estratégia?
- Quando nós identificamos que a estratégia planejada foi bem distribuída entre os times?
- E quando a estratégia é atingida, qual foi o diferencial deste time?
Esses questionamentos você compreenderá ao longo da leitura.
Existem diversas formas de desdobrar um planejamento estratégico. Com as metas globais (Estratégico) bem definidas e os objetivos claros para os gestores, começa agora o momento de definir claramente o “como” atingiremos.
Isso envolve diversos indicadores, iniciativas e projetos (Táticos e Operacionais) que fazem parte do corpo da grande estratégia. Podemos verificar claramente isto em uma Pirâmide da Estratégia:
Como funciona o processo de Desdobramento da Estratégia?
Existem diversas formas de se desdobrar a estratégia, mas algo precisa ser comum em todos os modelos para funcionar: um bom alinhamento de expectativas e acordos de performance entre os times que vão colaborar com a execução.
Um acordo bem definido, mensurável, gerenciável, combinado e alinhado com cada equipe não tem motivos para não ser seguido.
Este movimento automaticamente gera responsabilidade e maturidade dos times em entregar resultados e, consequentemente, serem responsabilizados pelas suas entregas, positivas ou negativas.
É importante neste processo definirmos metas “SMART” e objetivos que obedeçam aos “3Qs” (o Que? Quem? Quando?), estas ferramentas são um grande diferencial entre uma boa ideia e uma ótima execução.
Como saber se o desdobramento da estratégia está dando resultados?
A melhor forma de se verificar o sucesso de um desdobramento é pelo acompanhamento da maturidade da gestão.
Mas como podemos mensurar a evolução na maturidade da gestão?
Uma gestão está madura quando os níveis estratégicos deixam de propor soluções para os problemas diários e esta função é assumida automaticamente e principalmente, pelo nível tático, que por sua vez, desenvolve os planos de ação junto com o nível operacional.
Confira o esquema de exemplificado?
Com o passar do tempo, tal prática se torna uma rotina.
Dessa forma, os colaboradores se sentem cada vez mais à vontade para propor mudanças dentro da empresa.
É importante salientar que no começo o nível estratégico precisa estar muito próximo da tomada de decisão, mas isso diminui conforme o crescimento da maturidade.
Caso tentássemos sintetizar maturidade de gestão em uma simples frase, certamente seria: O nível estratégico focado em ser estratégico, e o tático em ser tático.
O primeiro passo para a gestão estratégica com resultados
Gestão Estratégica certamente não é algo simples.
É necessário ter disciplina e firmeza para não deixar o urgente ultrapassar o importante.
Contudo, contar com uma consultoria na busca de implantar um bom modelo de gestão certamente será o diferencial para alcançar o patamar de excelência no seu negócio.
A Alianzo é especialista em Gestão Estratégica e possui um departamento exclusivo e experiente para te auxiliar desde o processo de implementação e manutenção das estratégias empresariais. Fale conosco e tire suas dúvidas, estamos prontos para te auxiliar.