Auditoria é uma atividade que tem como função certificar ou examinar determinados processos e departamentos de uma empresa, podendo gerar diversos tipos de relatórios de auditoria.
Além disso, assegura que as ações daquela empresa seguem as normas e leis que regem aquele contexto.
Ainda, podemos dizer que, a auditoria também assegura a credibilidade do seu negócio junto ao mercado.
Para alguns tipos de empresa, é obrigatório por lei, a passar por auditorias anuais, como por exemplo as companhias de capital aberto e/ou aquelas que operam na bolsa e necessitam ser examinadas frequentemente para assegurar o cumprimento das obrigações e transparência dos números apresentados.
No entanto, será que a sua empresa precisa passar pelo processo de auditoria? Quais são os tipos de relatórios de auditoria conhecidos e validados no mercado?
Vamos entender agora!
Os modelos de auditoria possíveis
A auditoria pode ser segregada em dois modelos: auditoria interna e auditoria externa.
A auditoria interna, geralmente é feita por colaboradores de dentro da própria empresa e tem como objetivo assegurar o cumprimento de processos internos e regras específicas daquela organização.
Este tipo de auditoria geralmente ocorre através de demandas internas da própria companhia e geralmente não possui valor externo junto aos credores ou fornecedores que possam vir a ser parceiros.
Isso porque os responsáveis pela auditoria não atuam de forma independente e reportam, na maioria das vezes, para a diretoria da própria empresa.
Já a auditoria externa independente tem como objetivo assegurar a veracidade de dados e credibilidade da empresa junto ao mercado.
Ela obrigatoriamente deve ser feita por um profissional de fora da companhia e que não tenha nenhum tipo de vínculo ou relação com a empresa auditada. Dito isso, vamos aos principais tipos.
Quais são os principais tipos de auditoria?
Auditoria Independente
A auditoria independente é um processo que visa criar um parecer sobre o seu negócio indicando que ele de fato segue todas as normas contábeis, financeiras, age de acordo com as leis e possui veracidade nos dados de informação.
Por meio da auditoria independente as empresas conseguem assegurar diversas vantagens para o seu negócio, incluindo:
- rating de crédito junto a instituições financeiras;
- confiabilidade dos fornecedores;
- autorização para participar de licitações públicas, dentre outros.
2. Auditoria em Procedimentos Previamente Acordados (PPA)
Como o próprio nome indica, esse é um dos tipos de relatório de auditoria onde o auditor externo é contratado para auditar procedimentos específicos previamente solicitados e acordados com os responsáveis da empresa contratante.
As empresas que optam por esse tipo de auditoria costumam ter a necessidade de fazer auditorias pontuais como por exemplo: conjunto de demonstrações contábeis, demonstração contábil isolada, dados financeiros específicos etc.
O relatório gerado por este tipo de auditoria é regulamentado pela norma NBC TSC 4400 e pode ser utilizado de forma interna ou externa, podendo conter também um modelo de plano de ação para gerar novos resultados.
3. Auditoria de laudo
Laudo é um tipo de documento elaborado por peritos e que apresenta conclusões específicas sobre determinado contexto ou material analisado no exame pericial.
Uma vez que este tipo de documento é utilizado diretamente como base para decisões judiciais, a auditoria de laudo tem como intuito assegurar que ele cumpra todas as normas e regras com base no conhecimento técnico único e exclusivo.
4. Auditoria revisão limitada
Este tipo de auditoria geralmente é feito de forma geral sem se aprofundar necessariamente dentro do contexto da empresa auditada.
Por ser menos abrangente, ele consiste em aplicar procedimentos padrões da contabilidade, fazer inspeção de saldos, revisar cálculos de tributos, livros de contabilidade e obrigatoriedades junto ao fisco.
A norma técnica utilizada para este tipo de relatório é a NBC TR 2400.
5. Auditoria Fiscal
A auditoria fiscal tem como intuito verificar informações de procedimentos realizados pela empresa, obrigações de declaração ou recolhimento de impostos e todas as rotinas fiscais de um negócio.
Seu principal objetivo é assegurar que a empresa segue as normas da legislação tributária vigente de forma legal.
Este tipo de auditoria geralmente possui viés obrigatório e o não cumprimento das normas pode gerar consequências danosas para a empresa, tal como: contingências fiscais e autuações por parte da receita federal.
6. Auditoria Financeira
A auditoria financeira é uma forma de assegurar que as finanças de uma empresa traduzam integralmente a realidade do negócio.
Nesse caso, os auditores fazem a análise de relatórios financeiros com o intuito de buscar falhas ou gargalos que possam atrapalhar ou impedir que a empresa tenha resultados positivos.
Este é um excelente instrumento de apoio no combate às fraudes, desvios e furtos que podem ser efetuados por funcionários ou colaboradores mal-intencionados.
Na prática, a auditoria financeira analisa todas as transações financeira realizadas pela empresa como: pagamento de fornecedores, salários, contas etc.
Além disso, esse tipo de auditoria também verifica o valor patrimonial da empresa em bens e serviços, podendo analisar também o seu valor de mercado.
Qual dos 6 tipos de relatórios de auditoria minha empresa precisa?
Para saber exatamente qual o tipo de auditoria deve ser feita no seu negócio, o ideal é buscar ajuda com profissionais que possam fazer uma análise consistente.
Além de evitar trabalhos e gastos desnecessários, você assegura a melhor escolha para a evolução da sua empresa.
A Alianzo conta com profissionais especialistas em auditoria e um departamento exclusivo de auditores. Fale conosco e garanta os melhores profissionais do mercado.