Como a auditoria pode te ajudar a identificar fraudes no seu negócio

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Você já imaginou como a auditoria pode contribuir na identificação de fraudes?

Segundo pesquisa da Forbes, 57% das fraudes corporativas no Brasil foram cometidas pelos gestores das empresas. Em contrapartida,  43% foram conduzidas por colaboradores que não estavam envolvidos na gestão das empresas. 

Conforme pesquisa da KPMG, 72% dos líderes afirmam que as fraudes ocorridas em suas empresas foram identificadas por meio de um canal de denúncias anônimo. Esse fato demonstra ainda um receio de comunicar sobre a ocorrência desse tema.  

Esse tipo de conduta é uma preocupação para empresas no mundo todo, por isso o compliance se tornou um assunto muito discutido no cenário mundial e no Brasil se tornou um diferencial competitivo para as empresas com boa gestão de riscos.

É necessário não somente que haja um canal de denúncias estruturado para identificar as fraudes, mas também que haja uma metodologia para apuração e direcionamento desses casos. 

No entanto, com a evolução de sistemas integrados e de controles internos, constantemente surgem novas maneiras de tentar executar essas fraudes.

Por isso o aperfeiçoamento constante dos controles internos e gestão de riscos é extremamente importante no mundo corporativo. 

Nesse contexto, muitas empresas buscam a auditoria com expectativas de identificar e detectar fraudes, mas qual é o papel dela e dos auditores em relação a fraudes?

Papel do auditor externo perante fraudes

Auditores, no contexto da auditoria de demonstrações contábeis, têm por objetivo assegurar que essas demonstrações não possuem distorções relevantes, sejam elas causadas por erro ou por fraude.

Entende-se por distorções as modificações nos relatórios que tornam as informações não fidedignas.

A distinção entre fraude e erro, é que o primeiro é intencional e o segundo não. Dado isso, duas fraudes que preocupam o auditor são as distorções decorrentes de informações contábeis fraudulentas e da apropriação indébita de ativos. 

Responsabilidades da auditoria em relação a fraudes 

Apesar de não ser responsabilidade dos auditores a prevenção e detecção de fraudes, no trabalho de auditoria independente das demonstrações contábeis, durante o planejamento do auditor, é possível identificar áreas de maior risco e direcionar mais testes para essas áreas.

A tarefa de prevenção e detecção de fraudes é atribuída à administração, que deve enfatizar a prevenção de fraudes, além de ter o compromisso de criar uma cultura de honestidade e governança, mas podemos auxiliá-la nesse processo.

Conforme NBC TA 240 (R1) é Responsabilidade do Auditor em Relação à Fraude, no Contexto da Auditoria de Demonstrações Contábeis: 

  1. Se o auditor identifica uma distorção, ele deve avaliar se a distorção é indicadora de fraude. Caso exista tal indicador, o auditor deve avaliar as implicações da distorção relativamente a outros aspectos da auditoria, em especial a confiabilidade das representações da administração, reconhecendo que dificilmente um caso de fraude será uma ocorrência isolada.
  2. Caso o auditor identifique uma distorção, seja relevante ou não, e tiver razão para acreditar que é ou pode ser decorrente de fraude, com o envolvimento da administração (em especial da alta administração), o auditor deve reavaliar a avaliação dos riscos de distorção relevante decorrente de fraude e do impacto resultante na natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria para responder aos riscos avaliados. Ao reconsiderar a confiabilidade da evidência anteriormente obtida, o auditor também deve considerar se as circunstâncias ou condições indicam eventual conluio envolvendo empregados, diretores ou terceiros.

Durante todo o trabalho de auditoria, coletam-se informações de eventos que podem vir a distorcer ou que distorcem os números e dados das demonstrações contábeis.

Após isso, comunica-se a administração de forma tempestiva, para que tomem as devidas providências. 

O que fazer para evitar fraudes na sua empresa? 

Sendo assim, as fraudes podem ser evitadas ou tratadas com atitudes simples, que podem evitar a perda de dinheiro com desvios, extravios e furtos, como as listadas abaixo: 

  • automatização de processos e uso de inteligência artificial; 
  • ter e praticar um código de ética;
  • implementação de limites de alçada; 
  • segregação de função de atividades consideradas chave; 
  • fazer o processo seletivo completo para novos colaboradores, mesmo que sejam conhecidos; 
  • implementar Governança Corporativa
  • implementar um setor de auditoria interna. 
  • realizar a auditoria de demonstrações financeiras regularmente;  

 Como a auditoria pode te auxiliar a identificar fraudes? 

A depender do risco identificado nas empresas, os auditores podem sugerir a execução de testes de controle. 
Esses testes servem para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes, que podem ter sido geradas por fraudes.

De acordo com a NBC TA 265 – Comunicação de Deficiências de Controle Interno, o auditor deve comunicar tempestivamente por escrito as deficiências significativas de controle interno identificadas durante a auditoria aos responsáveis pela governança. 

Além disso, durante nosso processo de auditoria, também identifica-se pontos de melhoria na execução dos controles internos.

Todos esses pontos devem ser repassado à administração, para que sejam mais facilmente identificados e corrigidos.

Também há a possibilidade de contratação da auditoria para trabalhos de asseguração de revisão limitada à determinado departamento ou de procedimentos previamente acordados conforme o escopo que é de seu interesse. 

É essencial investir em quem pode te auxiliar em reduzir seus potenciais riscos de fraude. A Alianzo possui especialistas em Auditoria e Compliance. Fale com um dos nossos especialistas e faça a melhor escolha para o seu negócio. 

 

(Com informações de: ForbesBR, KPMG e Contabeis.com.br)

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