Cada vez mais empreendedores vêm se dedicando aos fundamentos de seus negócios, se preocupando com estratégias de crescimento, expansão e rompimento de barreiras.
Aquele que não foca nesses pilares acaba ficando para trás, uma vez que estes processos têm sido cada vez mais praticados por grandes players do mercado.
Ao mesmo tempo, temos outro grupo de empreendedores que acaba gastando o seu bem mais valioso, o tempo, para se dedicar ou se preocupar com aspectos fiscais e tributários que por sua natureza devem ser foco do profissional contábil.
Essa dedicação surge em decorrência dos riscos envolvidos na operação no que diz respeito ao universo tributário e esta é uma preocupação legitima, afinal, só em 2020 a Receita Federal executou 7.527 Auditorias Externas e neste mesmo período foram revisadas 315.430 Declarações.
O que os dois grupos de empresários têm em comum? Ambos estão expostos aos mesmos riscos, ainda que o segundo grupo tire o seu foco dos negócios e gaste o seu tempo com preocupações fiscais e contábeis.
A Legislação Tributária no Brasil
A Legislação Tributária Brasileira é uma das mais complexas do mundo, para compreendê-la e atuar de maneira segura é necessário foco, atualização constante, conhecimento técnico e diligência total, funções de propriedade do profissional contábil.
Segundo apontamento da própria Receita Federal, as fiscalizações de 2020 resultaram em mais de R$ 90 bi somente para os tributos IRPJ e CSLL, que representaram aproximadamente 55% de todo o crédito tributário levantado pelo Fisco.
Outro fato relevante é que a fiscalização não se limita aos CNPJ’s, os processos de 2020 em pessoas físicas do grupo Proprietário e Dirigente de empresa geraram crédito tributário para o Fisco de mais de R$1,5 bi.
É possível evitar penalidades fiscais?
A reflexão principal que fica é: por quanto tempo estaremos fora do alcance de fiscalizações? Não temos esta resposta, mas a verdade é uma só: É preciso se preparar!
Em tempos de margens apertadas, concorrência acirrada e mercado dinâmico, não podemos estar expostos a riscos desnecessários. Em uma eventual fiscalização é necessário estarmos confortáveis, tecnicamente falando, para não sermos surpreendidos com multas e cobranças.
Investir em um profissional contábil capacitado te trará segurança para focar no dia a dia do seu negócio, nas estratégias de crescimento e na, tão necessária, expansão.